Ir para o conteúdo
Conteúdos para RH

Como apoiar o desenvolvimento profissional do jovem aprendiz?

Como apoiar o desenvolvimento profissional do jovem aprendiz?

Se a sua empresa deseja formar uma geração de talentos altamente preparada, as ações de desenvolvimento profissional do jovem aprendiz devem estar nos planos dela.

Em geral, as iniciativas de capacitação contínua oferecem aos participantes a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e habilidades valiosíssimas para o mercado de trabalho.

Neste post, vamos falar sobre a importância dos programas de desenvolvimento para jovem aprendiz e oferecer dicas práticas de como estruturá-los!

Como funcionam os Programas de Aprendizagem?

Antes de falarmos sobre as principais estratégias de desenvolvimento profissional do jovem aprendiz, vale lembrar que isso já faz parte do DNA dos Programas de Aprendizagem.

Resumindo: o Programa Jovem Aprendiz é uma iniciativa do governo que ajuda jovens de 14 a 24 anos a darem os primeiros passos no mercado de trabalho formal.

Para isso, ele combina dois pilares:

  • A educação teórica, oferecida por instituições de ensino parceiras;
  • E a prática profissional dentro das empresas contratantes.

Essa mistura garante que os participantes adquiram conhecimento enquanto desenvolvem habilidades na rotina real de trabalho.

Mas, para além dela, as organizações podem e devem investir em outras ações de capacitação profissional para jovens aprendizes, a fim de elevar ainda mais o potencial desses talentos.

Razões para apoiar o desenvolvimento profissional do jovem aprendiz

Empresas que apostam no crescimento dos seus aprendizes, oferecendo capacitações contínuas, só têm a ganhar.

Entre os benefícios diretos que esse investimento traz para os negócios, destacam-se:

  • Formação de uma nova geração de profissionais mais preparados para os desafios do mercado de trabalho.
  • Mais engajamento e motivação dos jovens aprendizes, o que reflete diretamente na produtividade deles.
  • Aumento da retenção de talentos formados no programa jovem aprendiz, pois muitos preferem continuar em empresas que investem em seu desenvolvimento.
  • Maior integração do jovem aprendiz na cultura organizacional, já que os treinamentos também podem favorecer a assimilação dos valores, missão e propósito da organização.
  • Reforço do compromisso da empresa com a inclusão e a responsabilidade social, o que pode contribuir para o fortalecimento da reputação corporativa.

Viu só como as oportunidades de desenvolvimento profissional do jovem aprendiz podem ser vantajosas tanto para eles quanto para a sua empresa?

Agora, o próximo passo é conhecer a melhor forma de colocá-las em prática!

 5 estratégias para alavancar o potencial dos aprendizes

Se você quer investir de verdade no desenvolvimento profissional do jovem aprendiz, aqui estão as estratégias que não podem faltar:

1. Mentoria e acompanhamento contínuo

      Ter um profissional experiente ao lado é fundamental para que esses novos talentos não se sintam perdidos ou deslocados na empresa.

      Em resumo, o papel da mentoria para jovem aprendiz é oferecer orientação, apoio e esclarecimentos, ajudando-o a se adaptar ao ambiente de trabalho e a realizar suas atividades com mais confiança.

      2. Cursos, treinamentos e workshops

        No Programa de Aprendizagem, os participantes já têm acesso a um curso teórico oferecido pelas instituições certificadas. 

        Mas isso não quer dizer que a empresa não possa ir além e proporcionar outras ações de desenvolvimento, como cursos extras, treinamentos e workshops.

        Essas atividades complementares ajudam a aprofundar o conhecimento, além de trazer novas perspectivas e habilidades para o dia a dia do jovem aprendiz.

        3. Feedback contínuo

          O feedback contínuo é uma excelente ferramenta para potencializar o desenvolvimento profissional do jovem aprendiz.

          Ele consiste, basicamente, em oferecer devolutivas sobre o desempenho do profissional, destacando tanto os pontos fortes quanto as áreas que precisam de melhorias.

          Com esse acompanhamento, o jovem aprendiz consegue entender direitinho o que precisa ajustar para conseguir realizar melhor suas tarefas e crescer mais rápido. 

          Sem contar que o feedback também é uma ótima oportunidade para reconhecer suas qualidades e manter o engajamento lá em cima!

          4. Participação em atividades relevantes

            A prática é uma das maneiras mais eficazes de aprender. Por isso, não deixe de incluir os aprendizes em atividades e projetos significativos dentro da empresa.

            Essas experiências podem favorecer o desenvolvimento de habilidades muito importantes no ambiente corporativo, como resolução de problemas, comunicação, trabalho em equipe e atendimento ao cliente.

            5. Indique recursos adicionais

              Outra forma de incentivar o desenvolvimento profissional do jovem aprendiz é sugerindo recursos extras, como livros, séries, filmes e podcasts.

              Ao recomendar conteúdos que se alinhem aos interesses e áreas de atuação desses talentos em formação, você cria oportunidades para eles expandirem seus conhecimentos de maneira divertida e estimulante.

              Para garantir que suas recomendações acertem em cheio, vale a pena investigar os gostos dessa geração e fazer pesquisas internas para entender melhor o que motiva e atrai cada jovem!

              Considerações finais

              Quando são incentivados a se desenvolver e a darem o seu melhor, os jovens aprendizes podem trazer uma série de benefícios para as empresas, renovando o time com novas ideias e habilidades.

              Além disso, o engajamento, o comprometimento e a motivação aumentam quando eles percebem que são valorizados e têm oportunidades reais de crescimento dentro da organização.

              Agora que você já conhece todas as vantagens de investir no desenvolvimento desses jovens, o próximo passo é colocar a mão na massa e começar a preparar uma nova geração de talentos imbatível.

              Vale lembrar que a Companhia de Estágios, através de seu Instituto, oferece uma solução completa para quem quer contratar aprendizes seguindo todos os critérios da Lei da Aprendizagem.Para saber mais, basta entrar em contato com a nossa equipe!