Onde há convivência humana, existem conflitos. E isso é praticamente inevitável, uma vez que, as pessoas possuem ponto de vistas diferentes sobre os assuntos e isso culmina nas discussões que, apesar de parecerem desconfortáveis, são importantes para entender opiniões e perspectivas que podem agregar no dia a dia do ambiente corporativo.
Contudo, essas discussões podem sair do controle e gerar um desconforto entre a equipe, quando isso acontece cabe o gestor do time saber gerenciar esses conflitos para não prejudicar o clima ou até mesmo o desempenho.
Dessa forma, separamos cinco práticas importantes que ajudam a diminuir os conflitos. Veja a seguir!
Entenda todos os lados
O primeiro passo a ser tomado é uma conversa franca com os envolvidos. É importante que isso seja feito separadamente, assim é possível compreender melhor cada ponto de vista, além de evitar alguma discussão.
É também a chance de entender o problema e já começar a pensar em como pode contribuir na resolução dele.
Seja Imparcial
Tão importante quanto entender o ponto de vista de todos os envolvidos, é saber que nessas ocasiões não se deve tomar partido. Ou seja, é necessário ser imparcial para que um grupo não se sinta mais privilegiado que outro.
Não existe ponto de vista certo ou errado, mas existe um meio termo que pode ser encontrado. Se imparcial pode ajudar nessa busca.
Dê um tempo aos profissionais
Mesmo que seja essencial instaurar uma conciliação entre os colaboradores, muitas vezes é necessário dar um tempo para que os ânimos sejam acalmados.
Uma pausa para colocar a cabeça no lugar e repensar sobre o que levou ao desentendimento é crucial para trazer de volta a harmonia do grupo. É também um jeito de buscar melhores condições para lidar com a situação.
Promova atividades em grupo
Não basta apenas entender o que levou as pessoas se desentenderem, é necessário também trabalhar a comunicação do grupo para que a harmonia seja estabelecida novamente.
Então, deste modo, é importante promover dinâmicas, nas quais, o grupo consiga interagir, conversar e compartilhar ideias. É essencial saber quais tipos de atividades são e serão mais receptivas pela a equipe, para o tiro não sair pela culatra e gerar mais algum tipo de desconforto.
Torne o conflito uma oportunidade de crescimento
A divergência existe em qualquer lugar que há convívio social, então, devemos fazer dela uma oportunidade de crescimento e aprendizado sobre convivência, gentileza, tolerância, empatia e respeito.
Ter uma cultura de feedback, no qual, os colegas de trabalho possam se comunicar com clareza pode até mesmo evitar novos conflitos, uma vez que, existe abertura para uma conversa franca.
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