A pandemia criou um cenário de fragilização financeira para os estagiários e candidatos a estágio no Brasil. Com o desemprego em alta, muitos estudantes passaram a colaborar mais no orçamento de casa: 75% deles afirmam contribuir de alguma maneira com o orçamento familiar.
Esta é a conclusão de uma pesquisa exclusiva da Companhia de Estágios. Com 5.155 profissionais, o levantamento traz um mapeamento completo do perfil socioeconômico dos jovens, além de mostrar motivações, percepções e dificuldades de quem está entrando no mercado de trabalho.
“Muitos brasileiros foram dispensados de seus trabalhos na pandemia. Portanto, é esperado que haja esse movimento entre os jovens empregados de contribuir mais em casa”, alerta Tiago Mavichian, CEO da Companhia de Estágios.
De fato, o número de respondentes que afirmaram estar procurando trabalho para ajudar a família aumentou de 17% para 20% no último ano.
Não à toa, o índice de pessimismo cresceu 100% entre os mais jovens — saltando de 9% em 2019 para 18% neste ano. “Ano passado havia um clima de otimismo, porém, neste ano, o coronavírus mudou esse sentimento e trouxe uma sensação de falta de perspectiva”, explica Mavichian.
Por outro lado, a pesquisa identificou que os universitários estão investindo mais nos estudos. Neste ano, por exemplo, 29% dos entrevistados afirmaram estar fazendo cursos complementares na área de formação. No ano passado, eram 25%. E há uma série de outros apontamentos importantes.
- Desenvolvimento vale mais que remuneração: 69% disseram buscar estágio pela oportunidade de aprendizado, contra 20% que pensam em efetivação; 8% em salário e 3% na distância de casa.
- Os estudantes estão usando menos o Facebook para buscar emprego: houve queda de 62% nos últimos quatro anos. Já o LinkedIn disparou na preferência, com crescimento de 87% no mesmo período.
- Metade dos respondentes não se sente preparada para o mercado de trabalho formal e diz precisar de mais experiência profissional.
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