Veja como o RH pode construir experiências memoráveis para os colaboradores por meio das ações de Employee Experience!
Embora o conceito de employee experience não seja exatamente uma novidade, é evidente que nos últimos anos ele ganhou muito mais destaque e reconhecimento.
Afinal, com os talentos cada vez mais inclinados a escolherem as empresas onde gostariam de trabalhar, focar na experiência do colaborador tornou-se a chave para atrair e reter os melhores profissionais.
Se você é um profissional de RH em busca de insights sobre a crescente importância desta estratégia de gestão de talentos, esse é o momento certo para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente! 😀
O que é employee experience?
Em tradução literal para o português, employee experience significa experiência do colaborador. Essencialmente, esse conceito abrange todas as percepções que os funcionários têm em relação à empresa ao longo de sua jornada.
Isso engloba desde o momento inicial de recrutamento até o eventual desligamento, abarcando todas as interações, políticas, práticas e aspectos culturais que influenciam a vivência dos profissionais dentro da organização.
Qual a importância do employee experience?
O conjunto de experiências que as empresas proporcionam aos seus colaboradores pode determinar o sucesso ou o fracasso da relação de trabalho.
Quando os funcionários têm experiências positivas, eles estão mais propensos a se sentirem valorizados, motivados e comprometidos com a organização.
Essa disposição se desdobra em maior produtividade, retenção de colaboradores e, consequentemente, em uma imagem mais positiva da empresa no mercado.
Em contrapartida, um acúmulo de experiências negativas tende a resultar em desmotivação, baixo desempenho e alta rotatividade de pessoal.
Considerando que, hoje em dia, são os talentos que muitas vezes escolhem onde querem trabalhar, esse ciclo de insatisfação também pode comprometer a capacidade da organização em atrair candidatos qualificados no longo prazo.
É por essas e outras que o employee experience caminha de mãos dadas com as estratégias de employer branding: quando a empresa mantém sua equipe feliz e engajada, ela também solidifica sua reputação como marca empregadora.
Não por acaso, 56% das empresas apontaram que a principal prioridade delas para 2024 será melhorar a experiência do colaborador.
Pilares que moldam a experiência do colaborador
Para que você possa entender por completo o que é employee experience, é preciso conhecer quais são os pilares que sustentam este conceito.
Confira, a seguir, alguns dos principais aspectos que impactam a experiência dos profissionais junto à empresa:
Conexão
Refere-se à sensação de conexão social e pertencimento junto aos colegas de trabalho, líderes e com a organização como um todo.
Esse pilar pode ser fortalecido por meio da comunicação aberta e transparente, valorização da diversidade e inclusão, e incentivo à colaboração.
Alinhamento
Quando os colaboradores possuem uma compreensão clara do trabalho que devem desempenhar e do impacto que ele tem no sucesso da organização como um todo, sua motivação e comprometimento aumentam significativamente.
No entanto, não é apenas esse tipo de alinhamento que desempenha um papel crucial no employee experience: quando há uma sincronia entre os valores pessoais do colaborador e os valores da empresa, essa relação tende a ser ainda mais positiva.
Reconhecimento
Reconhecer o bom desempenho, as conquistas e o esforço dos colaboradores é fundamental para promover a satisfação e o engajamento no trabalho.
Elogios públicos, prêmios, incentivos e feedback construtivo não apenas reforçam o comportamento desejado, como também fortalecem a autoestima, a motivação e o senso de realização do time.
Crescimento
As oportunidades de aprendizado, desenvolvimento e avanço na carreira oferecidas aos colaboradores também têm um peso enorme na experiência geral.
Para se ter uma ideia, o estudo de Marca Empregadora 2023, da Randstad, revelou que 90% dos profissionais consideram o desenvolvimento profissional um elemento chave em suas trajetórias.
Bem-estar
Cada vez mais, a busca por equilíbrio entre vida pessoal e trabalho tem se tornado uma prioridade para os trabalhadores.
Neste contexto, a construção de um ambiente de trabalho saudável, que coloque o bem-estar dos colaboradores em primeiro lugar, torna-se essencial na atração e retenção de talentos.
Como implementar o employee experience?
A experiência do colaborador é influenciada por diferentes aspectos. Além do mais, ela começa a se formar desde o primeiro contato do profissional com a empresa e perdura até o último dia dessa relação.
É por esse motivo que implementar o employee experience requer uma abordagem abrangente e estratégica, principalmente por parte do RH, que é o setor responsável por liderar todo o processo.
Conheça, abaixo, alguns passos importantes para iniciar este trabalho:
Entenda o que importa para time
O primeiro passo para melhorar o employee experience é compreender as necessidades, expectativas e desejos dos colaboradores.
Ao entender o que é mais importante para o time, é possível direcionar os esforços para áreas de maior impacto.
Esse levantamento pode ser feito de muitas maneiras, incluindo pesquisas de clima organizacional, entrevistas individuais e feedbacks regulares.
Mapeie toda a jornada do colaborador
Identificar os principais pontos de contato e interações dos funcionários com a organização ao longo do tempo é outra excelente forma de identificar oportunidades de melhoria na experiência do colaborador.
Em geral, a jornada dos funcionários é composta pelas seguintes etapas: atração, recrutamento, onboarding, desenvolvimento profissional, reconhecimento e desligamento.
Prepare as lideranças
É impossível falar sobre employee experience sem mencionar a importância de preparar e capacitar os líderes para que eles possam promover um ambiente de trabalho inclusivo, colaborativo e acolhedor.
Contar com uma liderança bem preparada é indispensável para inspirar confiança, engajamento e lealdade entre os colaboradores.
Avalie as ações constantemente
A implementação do employee experience é um processo contínuo e dinâmico, que requer monitoramento e avaliação constantes.
Portanto, é primordial que o RH acompanhe regularmente a eficácia das iniciativas implementadas, coletando feedback dos colaboradores e métricas de engajamento e satisfação.
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