O employee value proposition (EVP) é o que torna uma empresa atrativa para os colaboradores e os profissionais que podem fazer parte dela no futuro. Este termo está relacionado ao conceito de marca e valores de uma companhia.
De um modo geral, podemos dizer que o EVP é a estratégia para atrair mão de obra qualificada que atenda e combine com as necessidades da organização.
Pontos como os valores familiares, relacionamento com líderes, clima organizacional, salário e benefícios são atributos que fazem parte do employee value proposition. E empresas que pensam estrategicamente nesse conceito são lembradas facilmente pelos profissionais quando o assunto é o local ideal de trabalho.
Como definir o employee value proposition da empresa?
É por meio do EVP que a empresa se destaca no mercado e se torna única entre todas as outras que existem.
Para conseguir defini-lo é necessário levantar os seguintes questionamentos: o que atrai os profissionais a empresa? E o que motiva os colaboradores a fazerem parte da companhia?
Para responder essas duas perguntas entenda como os profissionais que já fazem parte do quadro de colaboradores se sentem e quais são suas perspectivas. Abra espaço para o diálogo e garanta que todos sejam ouvidos.
No caso daqueles que ainda não fazem parte da organização, é possível entender melhor a percepção deles por meio de sites que avaliam as empresas, por pesquisas feitas com aqueles que rejeitaram a oferta de emprego e pela imagem que a companhia tem nas redes sociais, tentando entender ao que ela é associada.
EVP na prática
Após ter todas essas respostas é possível entender qual a reputação que a empresa passa para as pessoas e isso deve ser alinhado com a missão e propósito da organização. Caso esteja fora daquilo que a companhia deseja apresentar, por meio dessa pesquisa há também a possibilidade de avaliar o que sai do escopo e buscar as devidas melhorias.
O EVP é uma construção diária, então é importante enxergar as falhas, ter uma comunicação clara, envolver os profissionais nos projetos, apresentar um propósito, ter colaboradores que estejam de acordo com os valores da marca, afinal, o employee value proposition precisa ser visto na prática, uma vez que, somente dessa maneira a organização terá, de fato, uma identidade.
Isso está presente em todos os setores da companhia, pois é o que dá diretrizes aos profissionais. Esse conceito faz parte do DNA da empresa desde o momento da busca por profissionais a situações em que problemas precisam ser solucionados.
Agora que explicamos o conceito de employee value proposition, é possível entender qual é o da sua empesa.
Sua organização possui um EVP bem definido? Qual é a motivação dos colaboradores ou o que a torna atrativa para os profissionais?
Gostou do nosso artigo? Continue acompanhando o blog da Companhia de Estágios e leia mais sobre assuntos relacionados a RH e estágios.