Você sabia que empresas com boa reputação recebem duas vezes mais candidatos em seus processos seletivos? O dado, que foi levantado pela Randstad, deixa claro: investir no Employer Branding (ou seja, na gestão da marca empregadora) nunca foi tão importante.
Em um mercado de trabalho marcado pela alta competitividade e pelo fácil acesso à informação, esse conceito surge como uma ferramenta altamente estratégica para as empresas que buscam atrair talentos qualificados e construir equipes altamente engajadas.
Se esses são objetivos que a sua organização espera alcançar, junte-se a nós! A partir de agora, vamos explicar tudo o que você precisa saber para fortalecer sua posição enquanto marca empregadora.
O que é Employer Branding?
O Employer Branding, ou simplesmente gestão da marca empregadora, é um termo muito utilizado na gestão de talentos.
Ele se refere, basicamente, a um conjunto de estratégias encabeçadas pelas organizações com o objetivo de construir e promover uma imagem positiva e atrativa sobre elas no mercado.
Em outras palavras, o Employer Branding busca melhorar a reputação de uma empresa enquanto local de trabalho, tanto na percepção dos seus colaboradores atuais quanto na visão de candidatos em potencial.
Employer Branding x Employee Experience
Antes de seguirmos falando sobre marca empregadora, queremos abrir um parêntese para explicar a diferença entre Employer Branding e Employee Experience – dois conceitos que, por andarem juntos, muitas vezes são confundidos.
Enquanto o Employer Branding se refere à construção e promoção de uma imagem positiva como empregadora, o Employee Experience – ou experiência do colaborador, em português – é um termo usado para definir a experiência geral que os funcionários têm ao trabalhar em uma empresa.
Resumindo, o Employee Experience abrange todas as interações, percepções e emoções que os colaboradores vivenciam desde o momento em que são contratados até o fim do seu vínculo empregatício.
E sabe por que ambos os conceitos estão intimamente ligados? É simples: quando a empresa oferece uma boa experiência aos seus profissionais, a marca empregadora é fortalecida.
Em paralelo, quando novos talentos são atraídos para a empresa graças às estratégias de Employer Branding, é importante que as ações focadas no Employee Experience correspondam às expectativas que foram criadas.
Por que é tão importante ter uma marca empregadora forte?
Até aqui, já demos alguns spoilers sobre o poder de uma marca empregadora bem consolidada. Mas, para que não restem dúvidas, vamos detalhar abaixo as três principais vantagens associadas ao Employer Branding:
1. Melhora a atração de talentos
Lembra quando dissemos que empresas com uma boa reputação recebem o dobro de candidatos? Bom, se você achou esse dado impressionante, confira outras duas estatísticas divulgadas pelo GlassDoor:
- 86% dos candidatos pesquisam avaliações e classificações de empresas para decidir onde se candidatar a uma vaga;
- 50% dos candidatos dizem que não trabalhariam para uma empresa com má reputação, nem mesmo por um aumento salarial.
Os números não abrem muita margem para dúvidas: os profissionais mais talentosos tendem a ser mais atraídos por empresas com uma boa imagem!
2. Reduz a rotatividade de pessoal
Há muitos fatores que moldam a percepção dos colaboradores sobre a marca empregadora: cultura corporativa, clima organizacional, oportunidades de crescimento e desenvolvimento, preparo da liderança, benefícios, salário competitivo e muito mais.
Quando os funcionários se sentem satisfeitos com esses aspectos, eles têm menos probabilidade de buscar oportunidades em outras empresas, o que melhora os índices de retenção de talentos e os custos associados à contratação de novos profissionais.
3. Aumento da produtividade
Segundo uma pesquisa da Harvard Business Review, colaboradores satisfeitos são 31% mais produtivos, 85% mais eficientes e 300% mais inovadores.
Ou seja, uma boa estratégia de Employer Branding pode melhorar a competitividade das organizações de muitas maneiras diferentes!
4 passos para fortalecer o Employer Branding da sua empresa
Ficou entusiasmado (a) com todos os benefícios que um bom Employer Branding pode trazer para a sua organização? Então agora é a hora de colocar a mão na massa
Confira, na sequência, como começar a estruturar uma estratégia focada no fortalecimento da marca empregadora:
1. Entenda o que os talentos estão buscando
Se a sua organização quer ser vista como um bom lugar para se trabalhar, o primeiro passo é entender quais as expectativas dos colaboradores e de potenciais candidatos em relação ao trabalho e aos empregadores.
Sendo assim, nossa dica é: realize pesquisas internas e consulte estudos recentes sobre Gestão de Pessoas para mapear os valores, benefícios e oportunidades de desenvolvimento que os talentos mais valorizam.
2. Crie uma boa proposta de valor para os colaboradores
Após compreender essas preferências do público-alvo, você terá bons insumos em mãos para criar um Employer Value Proposition (EVP) de respeito!
Esse termo, que costuma ser traduzido como “proposta de valor do colaborador”, engloba todas as recompensas, valores e benefícios que uma empresa oferece para encantar seus talentos, incluindo:
- Aspectos únicos da cultura organizacional;
- Oportunidades de crescimento;
- Salário e benefícios diferenciados;
- Programas de desenvolvimento, etc.
3. Construa experiências marcantes para candidatos e funcionários
Olha o Employee Experience aqui outra vez! Proporcionar experiências positivas e memoráveis para os candidatos e colaboradores, desde o primeiro contato deles com a empresa, é uma das melhores formas de fortalecer a marca empregadora.
Investir em um processo de recrutamento inteligente, transparente e inclusivo, bem como oferecer um programa de integração sólido para os novos funcionários, são estratégias que podem ajudá-lo a alcançar esse objetivo.
4. Ofereça mais flexibilidade e bem-estar
O equilíbrio entre vida pessoal e profissional nunca foi tão buscado. Tanto que, segundo o relatório Talent Trends 2023, da Michael Page, a flexibilidade já é o terceiro maior motivador entre os brasileiros na hora de aceitar um cargo em uma nova empresa.
Neste contexto, considerar opções como o trabalho remoto ou híbrido, bem como políticas internas que apoiem um estilo de vida mais equilibrado, podem potencializar o Employer Branding.
Considerações finais
Ao investir na construção de um Employer Branding autêntico, a sua empresa pode aumentar as chances de se destacar no mercado de trabalho, conquistar o respeito dos melhores talentos e construir equipes de alto desempenho.
Mas, para que o plano dê certo, é importante ter em mente que esse é um processo contínuo: é fundamental que a sua organização esteja sempre atenta às expectativas dos colaboradores e às tendências de gestão de pessoas, a fim de continuar construindo uma reputação de excelência duradoura!