Chega um momento na vida do estagiário que é decisivo: ou ele será efetivado ou terá seu contrato encerrado.
As duas decisões são difíceis, mas elas precisam ser tomadas, porque o estágio em algum momento precisa chegar ao fim, assim como qualquer outro ciclo.
Contudo, como ter certeza de que irá efetivar o estagiário certo? Separamos quatro dicas que irão te ajudar a tomar essa decisão sem erros.
1. Avalie todo o percurso do estagiário
Se a empresa pretende efetivar algum estagiário é porque existe alguma uma vaga que precisa ser preenchida, correto? Sendo assim, veja quais são os requisitos necessários e avalie se algum candidato possui e se adequa a oportunidade.
A melhor forma de fazer isso é analisando todo o percurso do estudante dentro do programa de estágio para saber como foi o desempenho dele durante esse tempo.
2. Analise o perfil do universitário
Além de analisar como o universitário se saiu durante o programa de estágio, é importante também avaliar o perfil dele, afinal, é o conjunto de habilidades técnicas e comportamentais que o fazem combinar com a oportunidade.
A vaga exige uma pessoa com o olhar mais analítico? Um profissional que tenha espirito de liderança? Alguém que seja mais criativo? Enfim, é necessário fazer esse comparativo entre estagiário e a vaga aberta, para saber se ele realmente se adequa.
3. Capacidade de agregar valor ao cargo
Um ponto importante a se pensar é sobre como o estagiário irá agregar o cargo, não apenas com a qualidade do trabalho, mas também se irá trazer novas perspectivas ou até mesmo alguma inovação.
4. Converse com o estagiário e apresente as possibilidades
Essa etapa é importante para saber se o estagiário possui objetivos alinhados com o da empresa. Quais são as ambições dele no aspecto profissional e se ele se sente confortável em ser efetivado para o cargo em questão.
Além disso, é a oportunidade para apresentar o que a empresa espera dele ao assumir a posição.
Eleger um estagiário para ser efetivado não é uma tarefa fácil, mas é possível fazer uma boa escolha, além de continuar contribuindo o crescimento profissional de alguém!