Em um mercado marcado pela competição acirrada por talentos, é preciso estar ainda mais atento às estratégias de Employer Branding. Afinal, elas são verdadeiras protagonistas quando se trata de melhorar a atração e retenção de profissionais qualificados.
Para exemplificar a relevância desse conceito, uma pesquisa do Linkedin mostrou que 72% dos líderes de recrutamento em todo o mundo concordam que a marca da empregadora tem um impacto significativo na contratação de pessoas.
Se você também é um deles, então chegou a hora de descobrir como transformar sua empresa em um local de trabalho desejado por meio das melhores estratégias de Employer Branding. Boa leitura! ????
O que é Employer Branding
Employer Branding é o termo utilizado para designar a gestão da marca empregadora. Em outras palavras, ele engloba uma série de estratégias e esforços adotados pelas empresas a fim de promover sua imagem como um local de trabalho positivo.
Como vamos destrinchar no próximo tópico, por trás desta abordagem está a certeza de que a reputação de uma organização como empregadora desempenha um papel crucial na hora de atrair e reter talentos qualificados.
Por que investir em estratégias de Employer Branding?
Sabe aquele estudo do Linkedin que mencionamos no início do conteúdo? Pois bem, ele reúne muitos outros dados interessantes, que reforçam a importância das estratégias de Employer Branding nos dias atuais.
O primeiro deles diz que 75% dos candidatos consideram a marca de um empregador antes mesmo de se candidatarem a uma vaga de trabalho. Desses, 52% procuram primeiro pelo site da empresa e, depois, pelas mídias sociais.
A pesquisa também traz evidências de que uma estratégia de marca empregadora forte pode impactar nos resultados das empresas de muitas maneiras. Entre os principais ganhos, estão:
- Redução de 28% no turnover da organização
- Redução de 50% no custo por contratação
- 50% mais candidatos qualificados
- Tempo de contratação 1 a 2x mais rápido
Acho que não restam dúvidas do por que esse é um conceito que vem ganhando cada vez mais espaço, né? ????
Em meio aos desafios cada vez mais complexos que as organizações enfrentam na atração e retenção de talentos, o Employer Branding emerge como um aliado altamente importante.
Principais fatores que fortalecem a marca empregadora
Agora que já explicamos o que é Employer Branding e qual a sua relevância, vale mencionar que a gestão da marca empregadora engloba diversos aspectos que moldam a experiência de candidatos e colaboradores.
Entre os fatores de maior peso, destacam-se:
- Cultura organizacional agradável;
- Ambiente de trabalho diverso e inclusivo;
- Comunicação interna transparente e eficaz;
- Oportunidades de desenvolvimento profissional;
- Equilíbrio entre carreira e vida pessoal;
- Salários, benefícios e recompensas competitivos;
- Feedback e reconhecimento regular;
- Experiência positiva do recrutamento ao desligamento.
Quando todos esses elementos se alinham, as empresas não apenas conseguem atrair talentos incríveis, como também criam um ambiente onde os colaboradores se sentem verdadeiramente valorizados e motivados.
7 estratégias de Employer Branding para atrair e reter talentos
Como acabamos de ver, as estratégias de Employer Branding passam por muitas frentes de atuação do RH. Por isso, entendemos que pode ser desafiador para algumas empresas saber por onde começar.
Esse é o seu caso? Então confira algumas das melhores práticas nesta frente:
1. Construa um EVP competitivo
É inevitável falar sobre estratégias de Employer Branding sem mencionar o conceito de Employee Value Proposition (EVP) ou Proposta de Valor ao Colaborador, em português. Então vamos começar por ele!
O EVP nada mais é do que o conjunto exclusivo de benefícios e recompensas que uma empresa oferece aos seus colaboradores em troca de suas habilidades, experiência e desempenho no trabalho.
Ou seja, ele engloba todos os elementos que tornam a experiência de trabalhar em uma empresa única e valiosa, indo desde aspectos financeiros (como a oferta de salário competitivo) até benefícios não materiais.
Para construir um bom EVP, um dos primeiros passos é entender o que os talentos esperam dos seus empregadores. Além disso, também é importante pesquisar o mercado para compreender o que os concorrentes estão oferecendo.
2. Monitore e aprimore o clima organizacional
O clima organizacional é crucial para manter a satisfação da equipe em alta e, consequentemente, melhorar a retenção dos colaboradores.
Nesse sentido, realizar pesquisas regulares, coletar feedback e implementar melhorias baseadas nos resultados é uma excelente forma de fortalecer a percepção do time sobre o local de trabalho.
3. Ofereça oportunidades de progressão
Segundo o Estudo de Marca Empregadora 2023, da Randstad, a possibilidade de avanço na carreira é o primeiro aspecto que os profissionais consideram ao escolher um novo empregador, bem como um dos principais motivos para deixarem o emprego atual.
Logo, proporcionar oportunidades de aprimoramento contínuo, bem como apoiar a progressão por meio de planos de desenvolvimento e sucessão claros, destacam-se como estratégias essenciais de Employer Branding.
4. Abrace os pilares da agenda ESG
A integração dos princípios ambientais, sociais e de governança (ESG) na estratégia de negócios reflete uma sintonia crescente com as aspirações de candidatos e colaboradores, especialmente os pertencentes à geração Z.
Esses pilares abrangem desde o comprometimento das empresas com causas ambientais até o fomento à diversidade, a criação de ambientes de trabalho inclusivos e a adoção de práticas éticas em todas as frentes.
5. Apoie o bem-estar dos colaboradores
O equilíbrio entre vida profissional e pessoal está entre uma das principais demandas dos talentos atuais. E isso tem tudo a ver com uma busca cada vez maior da sociedade, como um todo, por bem-estar.
Neste cenário, destacam-se como boas empregadoras as empresas que contam com programas de saúde mental, modelos de trabalho mais flexíveis e benefícios que atendam às necessidades individuais.
6. Melhore a comunicação interna
Manter os colaboradores informados sobre os objetivos da empresa, conquistas e mudanças fortalece o senso de pertencimento e a compreensão do papel de cada um no alcance dos resultados organizacionais.
Por isso, a busca por formas de aprimorar a comunicação com o público interno também merece ser contemplada nas estratégias de Employer Branding das empresas.
7. Forme uma liderança sólida
Para finalizar, não poderíamos deixar de dizer: o preparo da liderança é um fator crítico na construção de uma marca empregadora positiva, além de também ser fundamental para o sucesso das estratégias listadas acima.
Investir no desenvolvimento das habilidades de liderança, promover uma cultura de feedback construtivo e assegurar líderes alinhados com os valores da empresa são alguns dos cuidados que apoiam a manutenção de um ambiente de trabalho positivo.
Considerações finais
O engajamento e o preparo dos colaboradores é a espinha dorsal de qualquer organização. Não por acaso, a implementação de boas estratégias de Employer Branding já é vista como uma necessidade imperativa nos dias de hoje.
Cada prática delineada aqui não é apenas um investimento em recursos humanos, mas também um compromisso tangível com a construção de uma cultura que inspire, motive e recompense.
Esperamos que, por meio delas, a sua empresa consiga alcançar resultados cada vez melhores!
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