Muito se fala sobre a Geração Z e como é o comportamento de quem faz parte desse grupo. Esses indivíduos, são filhos de pessoas que fazem parte da Geração Y e X, estão entrando ou se preparando para entrar no mercado de trabalho agora, no entanto, as empresas também precisam se preparar para recebê-los, pois, eles possuem muitas diferenças com relação a cultura e valores quando comparados com as gerações anteriores.
Cultura online desde sempre
A Geração Z já nasceu inserida em um ambiente digital, o mundo online já estava acontecendo quando eles vieram ao mundo, sendo assim, é natural que sejam muito conectados, pois o smartphone é algo que os acompanha desde quando eram crianças.
Então, já é de se esperar que métodos que não tiram proveito da tecnologia podem ser considerados ultrapassados para esse grupo. Empresas que seguem uma linha mais conservadora também não costumam dar o famoso “match” com esse público, já que flexibilidade e dinamismo são características comuns entre eles.
Por que contratar os jovens da Geração Z?
Mesmo que estejam iniciando a carreira profissional agora, e muitos dão esse passo importante por meio do estágio, eles são muito valiosos para as corporações. Afinal, são cheios de ideias, vontade e acima de tudo: buscam por profissões e empregos nos quais sentem que são apaixonados.
São perfis que anseiam sempre um desafio e que precisam sentir que estão se desenvolvendo em diversas frentes, como na comunicação, tecnologia e responsabilidade social.
Tê-los na equipe, é trazer inovação e novos olhares para o mercado que a empresa atua, além de, claro, contribuir com o crescimento profissional deles, já que é uma troca de conhecimentos e perspectivas.
Como contratá-los?
Embora, muitos estejam buscando por oportunidades agora, a empresa também deve saber como chamar atenção desse público, já que a experiência do candidato no processo seletivo deve ser pensada desde o início.
Por Isso, separamos 4 dicas importantes que vão ajudar para as empresas que querem e precisam contratar jovens talentos, especialmente os estagiários.
1. Anuncie em canais digitais
Como dissemos anteriormente, esses jovens estão o tempo todo conectados na internet, então a empresa deve usar isso ao seu favor e estar presente nas redes sociais, pois é onde esse grupo está.
Mensagens de textos e vídeos são importantes para se comunicar com a Geração Z. Por isso, quem aposta em ferramentas como stories no Instragram, vídeos no Youtube, contato por WhatsApp, entrevistas por Skype, com certeza chegará nesse público. No entanto, é importante adaptar os textos aos formatos e também a linguagem do público.
2. Tenha processos inovadores
A forma como as entrevistas e dinâmicas são conduzidas também são importantes para conseguir manter o jovem talento até o fim do processo seletivo. O uso da tecnologia também é muito bem-vindo neste momento, não é à toa que ferramentas como Realidade Virtual e Gamification fazem sucesso entre esse grupo.
Isso mostra o quanto a empresa se preocupa em se adequar as necessidades do setor e o quanto ela foi inovadora para conseguir contratar o candidato mais adequado da vaga, mas, o mais importante: colocou como prioridade a experiência do candidato.
3. Ofereça flexibilidade e autonomia
Outro ponto que também chama a atenção da Geração Z é sobre como a empresa trata a questão jornada de trabalho. Hoje, o modo convencional de 8h por dia – no caso de estágio 4 ou 6 horas – já não faz tanto sentido como antes.
Esse modelo de trabalho que surgiu na Revolução Industrial, foi importante porque naquele período, os trabalhadores chegavam a ultrapassar 20 horas de trabalho por dia. Mas agora, novas tecnologias e novos tempos fazem com que os jovens se questionem sobre a jornada diária.
Por isso, muitas empresas passam a fazer readaptações com relação a isso, desse modo, está se tornando normal oferecer home office, day off no dia do aniversário e até mesmo algumas vagas são destinadas para o trabalho remoto. É importante pensar em como a empresa consegue se tornar mais flexível nesse aspecto.
4. Contrate uma consultoria
Para ter um processo seletivo mais completo, desde a divulgação das vagas nos canais adequados à contratação dos jovens, é importante contar com o auxílio de uma consultoria especializada que ofereça esse tipo de serviço.
Como é o caso da Companhia de Estágios, que auxilia no processo seletivo de estagiários e trainees por meio do uso da tecnologia e profissionais especializados. Para entender melhor como funciona nossos processos entre em contato conosco clicando aqui.