A cada ano que passa, a tecnologia ganha uma relevância cada vez maior em todos os departamentos das empresas. Na área de Recursos Humanos essa realidade não é diferente e uma prova clara disso é o uso crescente de ferramentas de Inteligência Artificial no RH.
Embora muito tenha se falado sobre isso nos últimos tempos, principalmente após o boom do ChatGPT, as vantagens que ele traz para a gestão das pessoas vai além do que os próprios profissionais de RH imaginam.
Portanto, se você atua na área e quer entender mais sobre a relação entre Inteligência Artificial e o mundo do trabalho, além de ficar por dentro de todas as facilidades que ela pode te oferecer, junte-se a nós! ????
O que é Inteligência Artificial (IA)?
Para entender o impacto da Inteligência Artificial na gestão de recursos humanos é preciso, em primeiro lugar, compreender o que está por trás deste conceito. Então vamos começar pela sua definição:
A Inteligência Artificial, também conhecida simplesmente como IA, é um campo de estudo da ciência da computação que se concentra no desenvolvimento de sistemas e máquinas capazes de realizar tarefas com certo nível de autonomia.
Basicamente, as ferramentas de IA são programadas para simular a inteligência humana, o que as permite aprender com a experiência, raciocinar, resolver problemas, compreender a linguagem natural e perceber o ambiente.
É importante lembrar que a IA já vem sendo aplicada em diferentes setores da economia. Na medida em que avança, essa tecnologia transforma a maneira como as tarefas são realizadas e como as decisões são tomadas em organizações dos mais diversos segmentos.
Como a IA pode ser utilizada pelo RH?
Uma série de pesquisas realizadas a nível global no último ano tem deixado claro que o uso da Inteligência Artificial no RH já é uma tendência em boa parte das empresas, independentemente do porte.
Esse é o caso, por exemplo, do levantamento feito pela Capterra, que revelou que 1 a cada 5 PMEs (Pequenas e Médias Empresas) já utiliza a IA para auxiliar na decisão de demissão de funcionários.
Em paralelo a ele, o relatório “The Future of Work: Intelligent by Design”, da Eightfold, mostrou que os líderes de RH já utilizam a IA em diferentes frentes, como no recrutamento e contratação (73%), gestão de desempenho (72%) e integração de novos funcionários (69%).
Ambas as pesquisas apontam caminhos de como trabalhar com Inteligência Artificial na gestão de pessoas. Mas, para ampliar o seu entendimento sobre o tema, vamos trazer mais detalhes sobre as diferentes formas que essa tecnologia pode ser adotada pela sua empresa:
1. Recrutamento e Seleção
Quando o assunto é a adoção da Inteligência Artificial no mercado de trabalho, seu uso no recrutamento e seleção de candidatos é uma das possibilidades mais conhecidas.
A partir de softwares de R&S que se baseiam nesta tecnologia, é possível desde automatizar a triagem inicial de currículos e interagir com candidatos por meio de chatbots para obter informações básicas até gerenciar testes de habilidades.
2. Onboarding de Funcionários
A integração de novos talentos, mais conhecida como Onboarding, é uma etapa altamente estratégica da gestão de pessoas. E, com a ajuda da IA, é possível tanto otimizá-la quanto deixá-la mais interessante para os recém-chegados ao time.
Neste caso, o uso dos chatbots também é protagonista, já que eles podem ser personalizados para oferecer assistência virtual e orientação aos novos colaboradores durante toda a jornada de adaptação na empresa.
Além disso, o uso da Inteligência Artificial no RH também pode contribuir para a coordenação de datas e tarefas do Onboarding, garantindo que nada seja esquecido ao longo do processo.
3. Gestão de Desempenho
A automatização das avaliações de desempenho é outro grande exemplo de como adotar a Inteligência Artificial no RH.
Aqui, o papel dessa ferramenta inclui coletar dados de desempenho de cada funcionário ao longo do tempo, gerar relatórios detalhados sobre o assunto e sugerir oportunidades de aprimoramento.
4. Treinamento e Desenvolvimento
Ao ajudar a identificar as lacunas de competências dos colaboradores, a IA pode apoiar a construção de planos de desenvolvimento personalizados. Mas não é só isso.
Além de sugerir cursos de treinamento e desenvolvimento relevantes, com base nas metas de carreira e desempenho, a IA ainda é capaz de criar simulações interativas para treinar habilidades práticas e auxiliar no acompanhamento do progresso dos funcionários.
5. Manutenção do Clima Organizacional
Da mesma forma que automatiza as avaliações de desempenho, a IA também pode apoiar a criação e envio de pesquisas de clima organizacional para todos os colaboradores da empresa, a fim de mapear o nível de satisfação deles.
Ao cruzar os dados das pesquisas e gerar relatórios personalizados, ela possibilita ao RH identificar os pontos de atenção e tomar medidas proativas para melhorar o ambiente de trabalho.
6. Desligamentos
Os dados levantados com o apoio da Inteligência Artificial sobre o desempenho dos colaboradores ajudam, ainda, a respaldar as decisões sobre desligamentos.
Além disso, a IA pode mapear e analisar os motivos por trás das demissões voluntárias de funcionários, apoiando assim a identificação de problemas internos que precisam ser resolvidos o quanto antes.
Vantagens de aplicar a Inteligência Artificial no RH
Como acabamos de ver, a IA pode ser utilizada de muitas formas pelo RH, trazendo benefícios que vão desde a automatização de tarefas repetitivas até a tomada de decisões mais estratégicas sobre as diversas atividades que permeiam a gestão de talentos.
De modo geral, o uso eficaz da Inteligência Artificial no RH pode:
- Acelerar o ciclo de contratação e integração de funcionários;
- Otimizar o tempo do RH, permitindo que os profissionais da área consigam focar na parte mais estratégica da gestão de pessoas;
- Apoiar a tomada de decisões mais informadas em relação à seleção de candidatos, gestão de desempenho e desenvolvimento de talentos;
- Contribuir para o engajamento dos funcionários, na medida em que apoia a manutenção do clima organizacional;
- Facilitar a identificação de tendências, padrões e insights que podem melhorar a gestão de talentos e a cultura organizacional de maneira contínua.
Considerações finais
Agora que você já está por dentro dos principais benefícios de aplicar a Inteligência Artificial no RH, gostaríamos de deixar mais uma dica antes de nos despedirmos: ao adotar essa tecnologia, lembre-se de encontrar um equilíbrio adequado entre esses dois mundos.
Embora a IA possa sim trazer vantagens importantes e deva ser usada, é importante ter em mente que nada substitui o contato humano. Manter canais de comunicação humana abertos para situações que exijam empatia, compreensão e resolução de problemas complexos é o caminho para alcançar os melhores resultados! ????
Como a Companhia de Estágios pode ajudar a recrutar jovens talentos com IA?
Aqui na Companhia de Estágios, o uso da Inteligência Artificial no Recrutamento e Seleção de estagiários e trainees já é uma realidade.
Os processos seletivos que conduzimos contam com etapas gamificadas e que acontecem no metaverso, nova camada da realidade que integra os mundos real e virtual. Dessa forma, melhoramos a experiência e o engajamento dos candidatos, aumentando as chances de atrair os talentos ideais para as empresas. Acesse o site e saiba mais!