Para contratar um novo estagiário é preciso desenhar a estratégia do processo seletivo, desde a divulgação ao recrutamento propriamente dito.
E, como sabemos, a finalidade de todo o processo é buscar um candidato ideal, então a vaga precisa ter bons atrativos para encontrar esse perfil. Mas, parte da estratégia depende do conhecimento dos recrutadores sobre quem é a pessoa ideal para a oportunidade em questão.
No RH, esse perfil tem um nome: candidate persona. O termo é oriundo do marketing e ele representa o que a empresa busca em um profissional ou estagiário.
Continue a leitura que explicaremos tudo a seguir!
Por que o candidate persona é importante?
Podemos dizer que o candidate persona é um personagem fictício que contém as características que a empresa precisa para preencher alguma vaga. Ele possui particularidades profissionais e pessoais e tem também traços de personalidade.
Ao criar o candidate persona, o recrutador consegue entender quem ele está buscando, de fato, para a oportunidade, além de saber como encontrar essa pessoa e como se comunicar com ela.
A partir dessa diretriz é possível ter um processo seletivo mais assertivo, pois fica mais fácil identificar os talentos certos.
Vantagens
Além das vantagens que citamos acima, vamos listar algumas outras que são muito importantes para todo o processo seletivo e, consequentemente, para a empresa. Veja a seguir:
Processo seletivo mais rápido
Quanto mais rápido for um processo seletivo, melhor para a companhia. Selecionando os candidatos que mais combinam com a vaga contribuem com essa rapidez, uma vez que, os recrutadores não vão passar o tempo deles entrevistando quem não combina com a vaga.
Aliás, o tempo de preenchimento de uma vaga é um indicador muito importante para o RH, então os recrutadores precisam pensar em estratégias para melhorar o processo seletivo, e, certamente, o candidate persona é um dos caminhos para isso.
Menor curva de aprendizado do contratado
Toda pessoa que é contratada passa por um tempo de adaptação e aprendizado dentro da empresa, especialmente se essa pessoa for um estagiário.
Mas quando a contratação baseou-se no candidate persona, já é possível partir de um ponto que ela já possui habilidades e características propícias a vaga, o que garante uma menor curva de aprendizado para as tarefas que serão desenvolvidas.
Divulgação nos lugares certos
Com o candidate persona é possível saber em quais canais os candidatos buscam pelas vagas, desse modo, a empresa pode divulgar as oportunidades por esses meios, para que eles possam se inscrever.
Como desenhar o candidate persona?
Para desenhar o candidate persona para a vaga que a empresa abriu, é preciso colher algumas informações importantes.
Identificar o perfil dos colaboradores que já fazem parte da empresa, conhecendo suas habilidades, metas, objetivos, interesses, tudo o que pode ajudar a entender o perfil profissional.
Além disso, é interessante conversar também com os gestores, pois, eles melhor do que ninguém, sabem o que a empresa precisa em um profissional.
Mas, no caso de estagiários, a Companhia de Estágios pode ajudar nessa tarefa, os processos seletivos que ocorrem aqui cuidam de todo esse procedimento até o momento da contratação.
Conte conosco para ter um processe seletivo de estagiários eficaz e com apoio de profissionais especializados em recrutamento e seleção!