Se a sua empresa tem enfrentado desafios para realizar um processo seletivo assertivo, tanto em termos de qualidade quanto de agilidade, saiba que ela não está sozinha.
Em 2024, 84% das organizações relataram dificuldades para contratar talentos, e 37% dos profissionais de RH também apontaram essa como uma das principais preocupações do setor para 2025.
Reconhecendo a importância dessa etapa para o sucesso das empresas e as complexidades que ela envolve, estamos aqui para apresentar as melhores técnicas para um recrutamento mais eficiente.
Siga em frente com a leitura e fique por dentro! 🙂
O que pode comprometer o R&S?
Saber o que não fazer na contratação de talentos é tão importante quanto dominar as melhores práticas. Por isso, vamos começar pelos erros que prejudicam a assertividade na seleção de candidatos.
São eles:
- Falta de clareza nas descrições das vagas;
- Divulgação da oportunidade em canais inadequados;
- Não avaliar o alinhamento dos candidatos com a cultura organizacional;
- Processos seletivos muito longos ou desorganizados;
- Não envolver os gestores ou a equipe na decisão.
As situações acima já demonstram que ter um processo seletivo assertivo depende de vários fatores, não é mesmo? Na sequência, vamos explorar cada um deles em detalhes para ampliar o seu entendimento.
Como tornar o processo seletivo mais assertivo?
Agora que os principais erros do R&S foram apresentados, chegou a hora de aprender a contorná-los. Conheça, a seguir, as estratégias e critérios essenciais para uma seleção assertiva:
1. Elabore uma descrição clara e convidativa
A atração de candidatos alinhados ao que a sua empresa procura começa com uma descrição de vaga bem feita e atrativa. Então, tire um tempo para se dedicar a essa etapa.
Antes de iniciar a divulgação do processo seletivo, é importante conversar com o gestor da área para entender direitinho as responsabilidades e habilidades necessárias para o cargo.
Mas lembre-se, também, de mostrar as vantagens de trabalhar na sua empresa, como oportunidades de desenvolvimento, benefícios exclusivos e ambiente de trabalho diverso e colaborativo.
Outra dica de ouro é utilizar uma linguagem inclusiva e acessível na comunicação, evitando jargões ou termos técnicos que possam limitar o entendimento ou o alcance da vaga.
2. Saiba onde o seu público-alvo está
De nada adianta ter um anúncio de vaga incrível se ele não chegar até os talentos certos. Para tornar o processo seletivo assertivo, você também precisa entender em quais canais o seu público-alvo costuma procurar emprego.
Hoje em dia, por exemplo, 40% da Geração Z já utiliza o TikTok como uma ferramenta de busca. E, sim, isso também vale para a busca por estágio, trainee, jovem aprendiz ou posições CLT.
Além disso, existem plataformas, bancos de talentos e grupos nichados que podem ser muito úteis, dependendo da vaga que você está oferecendo. Saber explorar todos esses recursos amplia suas chances de encontrar candidatos qualificados com agilidade.
3. Valorize a experiência do candidato
A maneira como sua empresa conduz o processo seletivo comunica o que os candidatos podem esperar dela ao fazer parte do time.
Quanto melhor for a experiência deles durante a seleção, maiores as chances de atraí-los para a vaga e de fortalecer a imagem da organização como um ótimo lugar para trabalhar.
Dito isso, aqui estão algumas práticas que não podem ser jogadas para escanteio:
- Manter uma comunicação clara, amigável e constante do início ao fim;
- Fornecer feedback construtivo, tanto para os candidatos selecionados quanto para os não selecionados;
- Respeitar o tempo do candidato, evitando longas esperas, atrasos ou processos excessivamente demorados;
- Realizar uma pesquisa de satisfação ao final do processo, com o objetivo de mapear a percepção dos candidatos e identificar oportunidades de melhoria.
4. Adote ferramentas para otimizar o processo seletivo
A transformação digital trouxe muitas ferramentas incríveis para o dia a dia do RH. E algumas delas podem, inclusive, ajudar a tornar o processo seletivo assertivo.
Softwares que usam Inteligência Artificial (IA), por exemplo, são úteis para filtrar candidatos com base em palavras-chave e critérios específicos, economizando tempo na análise de currículos e até mesmo reduzindo os vieses inconscientes.
Enquanto isso, as plataformas de entrevistas por vídeo permitem a avaliação de candidatos de qualquer lugar, além de otimizar o tempo das entrevistas.
5. Não se esqueça de avaliar o fit cultural
É claro que não poderíamos deixar de falar sobre a importância do fit cultural na assertividade do recrutamento.
Avaliar se o candidato se encaixa na cultura da empresa é tão importante quanto avaliar as habilidades técnicas, pois essa compatibilidade garante que ele se adaptará melhor ao ambiente de trabalho quando for contratado.
Exemplificando o quão relevante essa etapa é, estima-se que mais de 91% das pessoas são contratadas pelo perfil técnico e demitidas pelo comportamental.
Considerações finais
Ter um processo seletivo assertivo é a base para que a sua empresa atraia, selecione e retenha os talentos certos.
Além das dicas que compartilhamos, contar com uma consultoria especializada pode realmente fazer a diferença na hora de otimizar a busca por candidatos.
A Companhia de Estágios, por exemplo, oferece apoio completo no R&S de jovens aprendizes, estagiários e trainees, realizando avaliações comportamentais detalhadas e utilizando tecnologias de ponta para garantir as melhores escolhas. Também cuidamos de todo o Marketing de Recrutamento, criando páginas de carreira personalizadas, materiais exclusivos e fazendo postagens e livestreams nas redes sociais do momento. Acesse o site e saiba mais.