Você sabia que existem várias maneiras de avaliar um candidato e o processo seletivo simplificado é uma delas? Nesse tipo de seleção, a empresa busca escolher o candidato ideal o mais rápido possível.
Segundo o levantamento da GeekHunter, uma startup de recrutamento especializada em tecnologia, informou que metodologias com várias etapas e testes complexos são alguns dos motivos para candidatos desistirem do processo. Além disso, segundo a empresa, 62,7% dos recrutadores reclamam da desistência, demora e falta de resposta dos profissionais.
Bom, algumas técnicas podem ser muito demoradas e pouco humanizadas, o que também pode fazer um candidato abandonar o processo seletivo. Além disso, a falta de transparência e de retorno acabam desmotivando os talentos. Sabendo disso, é legal simplificar essas etapas, né?! Quer saber como? Então, bora lá!
Afinal, o que é o processo seletivo simplificado?
O processo seletivo simplificado busca oferecer uma contratação em menos tempo. Para fazer isso, é utilizado um conjunto de técnicas para escolher o candidato mais adequado à vaga em disputa. Por isso, os recrutadores usam a candidatura simplificada, com etapas de seleção muito mais rápidas.
Então, esse processo deve ser mais ágil. Isso vai desde a divulgação das vagas até a seleção final dos profissionais, tudo isso de uma maneira mais humanizada. Também deve ter menos etapas, envolvendo as mais essenciais, como entrevistas com o RH, testes e avaliação do responsável pela área da vaga anunciada.
Ter uma divulgação clara e direta também ajuda nesse processo. Elas podem ser anunciadas diretamente em canais específicos, como plataformas de recrutamento, sites das organizações e redes sociais. Anotou as dicas? ????
Veja alguns benefícios do processo seletivo simplificado
Agora você já sabe o que é o processo seletivo simplificado, mas quais são os benefícios? Ele pode oferecer muitas vantagens para os recrutadores e candidatos que estão contratando. Veja alguns.
Para recrutadores
- Agilidade: com esse processo, a empresa consegue preencher as vagas em um prazo mais curto e diminui o número de desistentes no meio do caminho;
- Boa experiência para o candidato: com isso, o profissional não fica com uma imagem ruim da empresa e mostra que ela se preocupa com eles.
Para candidatos
- Melhor experiência: para os candidatos que estão buscando o primeiro emprego, por exemplo, com o processo seletivo simplificado, eles podem ter várias experiências de entrevistas em diferentes setores ou funções;
- Mais transparência: com isso, o profissional também pode saber qual é o status em que ele está, evitando abandono no meio do processo.
Tipos de processo seletivo
Uma boa gestão de talentos exige um processo seletivo compatível com as necessidades da empresa. Afinal de contas, o objetivo principal é escolher a melhor pessoa pro cargo. Geralmente, ele não tem prazo definido e pode terminar em dias, semanas ou até meses.
Por outro lado, o processo seletivo simplificado é mais rápido. Como uma de suas características é a urgência, o recrutador precisa usar métodos mais assertivos pra tomar uma decisão.
Por exemplo, o recrutamento online. Essa tendência ficou ainda mais viável depois da pandemia da covid-19, já que muitos procedimentos tiveram que ser feitos remotamente.
Entre os testes de RH mais utilizados, estão os de personalidade, de escrita, de raciocínio lógico e de QI. Eles ajudam a avaliar qual o melhor candidato pra vaga e verificam se ele atende aos requisitos da função. Veja a seguir os principais etapas de processo seletivo.
1. Entrevista estruturada
Nesse tipo de processo seletivo, o recrutador tem um roteiro prévio e sabe exatamente quais perguntas fazer ao candidato. Então, não importa quem é o entrevistado, as perguntas vão ser sempre iguais.
2. Entrevista não estruturada
Aqui, o entrevistador tem mais liberdade pra realizar as perguntas, deixando a entrevista mais fluída, como se fosse uma conversa. Porém, é preciso manter o foco pro processo não fugir do objetivo.
3. Entrevista semiestruturada
Como o nome já diz, essa é uma mistura das duas anteriores. Nesse tipo de entrevista, o recrutador tem um roteiro definido, mas sua autonomia é maior para discutir outros temas.
4. Entrevista técnica
Na entrevista técnica, o propósito é avaliar as habilidades e o conhecimento do candidato em setores específicos. Assim, é comum ver dinâmicas ou testes nessa modalidade, sendo o aplicador, em geral, especialista na área.
5. Entrevista em grupo
Nesse tipo, várias pessoas são avaliadas ao mesmo tempo. É como se fosse como uma pré-seleção para escolher os candidatos que irão para a fase de entrevista final com o gestor. É usada principalmente quando existem muitos aplicantes pra vaga.
6. Apresentação de case
Nessa modalidade, o entrevistador pede pro candidato falar sobre alguns cenários reais que ele tenha vivenciado e como resolveu os problemas. É uma boa alternativa para verificar se o candidato tem a experiência desejada.
3 dicas para agilizar o processo seletivo
Nas próximas linhas, você vai ver como fazer uma seleção melhor e garantir uma boa jornada do candidato:
1. Mapeie o perfil ideal
Primeiro, faça uma descrição de cargo com todas as especificidades da vaga, mas sem perder clareza e objetividade. Nesse momento, o profissional de RH e o gestor precisam se reunir e traçar as habilidades técnicas e comportamentais desejadas.
2. Analise as habilidades dos candidatos
Muitas vezes, os recrutadores recebem centenas de currículos ou inscrições para uma vaga – o que torna a seleção ainda mais difícil. Por isso, faça uma lista com as habilidades e formações essenciais do candidato. Assim, você consegue selecionar as opções mais adequadas.
3. Conte com uma boa consultoria de recrutamento
Se você quer um processo seletivo simplificado, humanizado e eficiente, a Companhia de Estágios é uma grande aliada para recrutar os melhores talentos para a sua empresa. Isso porque a equipe de recrutamento e seleção possui um time de especialistas totalmente dedicados para programas de entrada.
Com esse processo humanizado, é possível diminuir a desistência dos candidatos, além de ajudar a criar laços entre os profissionais e a sua empresa. Então, aproveite para contar com um parceiro em toda essa jornada dos talentos. Bora com a gente!
Confira mais conteúdos sobre RH com a Companhia de Estágios!
Agora você já sabe como funciona o processo seletivo simplificado. Na próxima vez, é só escolher o método mais adequado para garantir os melhores talentos pra sua empresa.
Quer ler mais artigos sobre o universo de recrutamento, seleção e RH? Confira o conteúdo super especial no blog e veja como a Companhia de Estágios pode te ajudar!