A busca por talentos é uma jornada contínua e desafiadora. Mas, quando as empresas compreendem quais as vantagens de contratar um jovem aprendiz e se abrem para esses profissionais em início de carreira, os resultados são capazes de surpreender.
Não se trata apenas de cumprir cotas ou seguir regulamentações: investir em programas de aprendizagem é investir no desenvolvimento de talentos que, com o direcionamento certo, podem impulsionar uma nova era de crescimento e sucesso organizacional.
Quer saber como? Então siga em frente e fique por dentro dos principais benefícios que marcam a contratação de jovem aprendiz!
Como funciona o jovem aprendiz?
Antes de entender quais as vantagens de contratar um jovem aprendiz, que tal relembrar as características dessa modalidade?
O programa Jovem Aprendiz é uma iniciativa regulamentada pela Lei n° 10.097, que tem como objetivo principal promover a inserção de adolescentes e jovens, entre 14 e 24 anos, no mercado de trabalho por meio da formação técnico-profissional.
Desde que foi sancionada, em 2000, a Lei do Jovem Aprendiz estabelece que toda empresa que tenha pelo menos sete colaboradores atuando nas funções que demandam formação profissional devem reservar de 5% a 15% de suas vagas para a contratação desse público.
5 vantagens da contratação de jovem aprendiz
Como acabamos de ver, a contratação de jovem aprendiz é uma obrigação legal para organizações com sete pessoas contratadas ou mais. Porém, o cumprimento dessa obrigação está longe de ser o único fator motivador para a adesão ao programa.
Se você ainda não conhece quais as vantagens de contratar um jovem aprendiz para o seu time, confira na lista abaixo:
1. Desenvolvimento de habilidades
Os programas de aprendizagem proporcionam às empresas a oportunidade de moldar o desenvolvimento dos talentos desde o início de suas trajetórias profissionais. Afinal, durante todo o contrato, o jovem aprendiz recebe formação técnico-profissional progressiva.
Ao serem acompanhados de perto e lapidados continuamente, tanto no aspecto técnico quanto comportamental, a tendência é que eles se tornem profissionais cada vez mais habilidosos e alinhados às necessidades do mercado de trabalho.
2. Diversidade e renovação da equipe
A inclusão de pessoas entre 14 e 24 anos na equipe também traz consigo a promessa de diversidade e renovação. Isso porque esses novos integrantes frequentemente trazem perspectivas únicas, impulsionando uma abordagem fresca e inovadora.
Quando bem direcionada, a diversidade de pensamento tem tudo para catalisar a criatividade, incentivar a colaboração e fortalecer a resiliência do time em situações desafiadoras!
3. Responsabilidade social
Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, cerca de 5,2 milhões de jovens brasileiros, entre 14 e 24 anos, enfrentam a desafiadora realidade do desemprego.
Nesse contexto, as empresas que abrem suas portas para receber jovens aprendizes não apenas oferecem uma oportunidade profissional valiosa para eles, como também desempenham um papel significativo na luta contra o desemprego.
Vale dizer que um dos objetivos centrais do Jovem Aprendiz é promover a inclusão social ao oferecer oportunidades de trabalho para jovens em situação de vulnerabilidade econômica, ampliando suas perspectivas e contribuindo para a redução da desigualdade.
4. Fortalecimento da marca empregadora
Está gostando de conhecer quais as vantagens de contratar um jovem aprendiz? Então saiba que essa modalidade de contratação não apenas impacta o presente da empresa, como também influencia a imagem futura dela.
A lógica é a seguinte: ao assumirem o compromisso de impulsionar o desenvolvimento dos jovens, as organizações fortalecem significativamente sua marca empregadora.
Esse comprometimento, por sua vez, constrói uma base sólida de engajamento entre os colaboradores, ao mesmo tempo em que favorece a atração de novos talentos.
5. Incentivos fiscais
Além de todos os benefícios mencionados, a contratação de jovens aprendizes ainda proporciona vantagens financeiras substanciais.
Afinal, os incentivos fiscais concedidos às empresas participantes do programa oferecem alívio econômico, tornando essa iniciativa ainda mais atrativa.
Alguns exemplos nesta frente são: a dispensa de aviso prévio remunerado, a isenção de multa rescisória e o pagamento de apenas 2% do FGTS.
Como contratar um jovem aprendiz
Agora que você já sabe quais as vantagens de contratar um jovem aprendiz, o próximo passo é entender qual a melhor forma de recrutar esses talentos.
Basicamente, para abrir um programa de aprendizagem, sua empresa precisa percorrer três etapas principais:
- Calcular a cota de aprendizagem, multiplicando o número total de funcionários pela porcentagem máxima de aprendizes permitida (15%);
- Buscar por uma agente de integração ou entidade formadora parceira, que ficará responsável pelo contrato e formação teórica do aprendiz;
- Formalizar a relação de trabalho por meio do contrato jovem aprendiz, que deve ser assinado pela empregadora, pelo profissional e pelo agente de integração, e não pode exceder dois anos de duração.
Regras que merecem a atenção das empresas
Além de seguir o passo a passo acima, também é muito importante que a sua empresa conheça os direitos do jovem aprendiz. Afinal, há algumas regras que ela precisará seguir para garantir a conformidade com a legislação vigente.
Em linhas gerais, o jovem aprendiz tem direito a:
- Cumprir com uma carga horária de trabalho reduzida, que não deve exceder 6 horas diárias (exceto quando o profissional já tiver concluído o Ensino Médio, momento em que a jornada pode ser estendida para até 8 horas diárias);
- Receber pelo menos um salário mínimo/hora ou proporcional à jornada de trabalho, bem como vale-transporte, 13° salário, férias remuneradas e FGTS.
Para não correr o risco de deixar alguma dessas regrinhas passar e ainda facilitar o processo de contratação, como um todo, que tal buscar o apoio de uma empresa especializada no recrutamento e seleção de jovens aprendizes?
A Companhia de Estágios, através de seu Instituto, oferece uma solução completa para quem quer contratar Jovem Aprendiz seguindo todos os critérios da Lei da Aprendizagem.
Além de cuidar da seleção de talentos em todo o país, nós também fazemos a gestão completa da folha de pagamento desses profissionais. Entre em contato e saiba mais!