Para enfrentar um cenário tão desafiador quanto o atual, os recrutadores passaram a avaliar os candidatos para além do que está escrito no currículo. A forma como o indivíduo se comporta diante de um pedido fora do previsto, o modo como trabalha em equipe e a maneira como age emocionalmente sob pressão são características cada vez mais analisadas na hora de selecionar um profissional.
Mas, quando tudo muda o tempo todo, quais são as características essenciais para um profissional performar? As hard skills, habilidades técnicas como Excel avançado, nível de inglês e conhecimento em determinadas ferramentas, são mais fáceis de detectar. Já as qualidades comportamentais e sociais são subjetivas e muito mais complicadas de reconhecer. Mas como identificar as soft skills durante o recrutamento?
Primeiro de tudo: é fundamental ter claras quais são as características mais importantes para enfrentar os desafios da empresa ou da área em que a pessoa irá atuar.
A equipe do RH deve levantar isso junto com pares e gestores — lembrando que as competências necessárias podem variar de departamento para departamento. É fundamental avaliar a estratégia, as metas e os problemas a ser solucionados. Fatores como cultura organizacional e valores também entram para equilibrar a balança.
De acordo com o Fórum Econômico Social, evento que reúne os principais líderes empresariais do mundo, as soft skills mais valorizadas neste momento são:
- Resolução de problemas
Capacidade para solucionar problemas de forma ordenada. Vai além de lidar com pequenos empecilhos no dia a dia, referindo-se à aptidão para lidar com situações complexas. - Pensamento crítico
Uso da lógica e da racionalização de forma a pensar em soluções alternativas para os problemas, identificando forças e fraquezas de situações específicas. - Criatividade
A habilidade de ter ideias inusitadas para desenvolver soluções inovadoras. - Gestão de pessoas
É a capacidade de identificar talentos e contribuir com o desenvolvimento dos profissionais. - Coordenação
Ser organizado para lidar com tarefas e prazos que mudam com frequência sem se perder. - Inteligência emocional
Habilidade de fazer a gestão das próprias emoções para lidar com diferentes pessoas, cenários e contextos, sobretudo os mais desafiadores. - Tomada de decisão
Facilidade para analisar vantagens e desvantagens de situações específicas e fazer escolhas mais embasadas e assertivas. - Orientação para servir
Tendência para ajudar as pessoas, qualidade indispensável para os trabalhos em equipe. - Negociação
Habilidade para influenciar o rumo das decisões com argumentação convincente. - Flexibilidade cognitiva
A habilidade mental de ponderar em diferentes situações e mudar o pensamento, considerando caminhos diferentes dos imaginados.
Como identificar essas habilidades no recrutamento?
Descrição da vaga
Quando a empresa faz o exercício de especificar quais serão as responsabilidades da pessoa, o perfil necessário fica mais tangível. Isso ajuda na hora de criar filtros pertinentes.
Testes comportamentais
Metodologias como da Companhia de Estágios possuem testes comportamentais sofisticados que ajudam a mapear certas competências já logo no início do processo de recrutamento, auxiliando na captação dos profissionais mais alinhados.
Entrevistas
Nas conversas com o candidato, com as perguntas certas, o recrutador consegue fazer uma leitura comportamental. O ideal é questionar sobre situações específicas, convidando o profissional a contar como lidou com os fatos e que atitudes tomou na ocasião.
Dinâmicas
O uso de gamificação é excelente para simular desafios reais e avaliar como cada pessoa responde a eles. Trabalho em equipe, organização, liderança, inteligência emocional e capacidade de tomar decisão são algumas das soft skills que podem ser avaliadas nesse tipo de dinâmica. Normalmente essas situações geram pressão e evidenciam pontos fortes e fracos.
Contar com profissionais de RH qualificados e especialistas em recrutamento e seleção é fundamental para contratar funcionários com as habilidades certas. Contate a Companhia de Estágios para atrair e selecionar trainees, estagiários e jovens aprendizes. Fale conosco e continue nos acompanhando no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.