O sucesso de uma empresa está relacionado com os profissionais que fazem parte dela. Por essa razão, é importante conhecer técnicas de talent acquisition para trazer os melhores talentos do mercado para a organização.
Assim, é possível aumentar a performance da empresa e alcançar resultados ainda melhores. Contudo, para funcionar, você deve ter um planejamento claro dos profissionais que precisa contratar.
Neste artigo, você irá conhecer mais sobre essa estratégia e seus objetivos, além de entender as responsabilidades do profissional da área. Boa leitura!
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Afinal, o que é Talent Acquisition? Entenda o significado
Talent acquisition significa aquisição de talentos e é uma abordagem técnica para identificar, atrair e integrar os melhores profissionais do mercado.
O objetivo é selecionar os profissionais com habilidades e aptidões adequadas para uma determinada posição, tendo em vista as necessidades da empresa.
Trata-se de um processo cíclico voltado para a construção de relacionamentos, tendo em vista a criação de um banco de talentos com profissionais altamente qualificados, que antecipa as futuras necessidades da empresa.
As diferenças entre Recrutamento e Talent Acquisition
Os termos são muitas vezes usados como sinônimos, contudo não se trata do mesmo processo, ainda que haja semelhanças entre os dois.
A principal diferença está relacionada ao tempo. No processo de aquisição de talentos (talent acquisition), a visão é de longo prazo.
Afinal, trata-se de uma ação relativamente demorada e trabalhosa, pois o objetivo é encontrar profissionais que possam colaborar ativamente com o desenvolvimento da organização, o que costuma ser difícil de encontrar.
No recrutamento, o processo é mais direto: o objetivo é encontrar candidatos para preencher as vagas existentes e atender à demanda o mais rápido possível. É um processo reativo. Entram as vagas, aí o Rh inicia a busca e divulgações.
Porém, mesmo que sejam processos com finalidades distintas, como a seleção interna ou seleção externa, o recrutamento possui etapas semelhantes à aquisição de talentos, como:
- atração e filtragem de candidatos;
- seleção;
- entrevistas;
- contratação;
- onboarding.
Vale ainda ressaltar que o recrutamento faz parte do processo de aquisição de talentos.
Qual é o propósito da área de Talent Acquisition?
O propósito é contratar profissionais de forma rápida e estratégica, para que contribuam com o desenvolvimento do negócio.
Para isso, é preciso planejar bem as ações, ter indicadores e profissionais de recursos humanos que entendam as necessidades do negócio.
Como resultado, as chances da empresa adquirir os melhores talentos em menor tempo aumentam, assim como a produtividade e os resultados alcançados pela empresa.
Quais são as etapas e pilares no processo de Aquisição de Talentos?
Para colocar a estratégia de aquisição de talentos em prática, é necessário seguir alguns pilares e etapas para alcançar o sucesso. São eles:
- estratégia e planejamento: uma vez conhecida a estratégia da organização, o RH inicia um diagnóstico aprofundado das necessidades atuais da empresa e possíveis cenários futuros. (Planejamento de sucessão das áreas, liderança considerando o crescimento projetado do negócio, etc);
- busca e atração de talentos: Se sua empresa já se relaciona com possíveis candidatos através das redes sociais (página corporativa do LinkedIn, por exemplo) pode começar comunicando por lá que uma posição foi aberta para determinada área. Sua empresa deve ter um sistema com banco de dados organizado para receber as candidaturas para as diferentes vagas;
- contato com o talento: definir melhores métodos de contato, desde divulgação da vaga até abordagem no processo de seletivo;
- seleção: aplicar os testes, fazer uso de inteligência artificial, vídeos entrevistas e toda tecnologia para garantir um processo seletivo rápido e com boa experiência ao candidato.
- contratação: após a aprovação do candidato, enviar a carta proposta e iniciar o processo de admissão;
- integração: garantir um bom processo de onboarding;
- métricas e análise: analisar dados sobre a gestão de pessoas da empresa para tomar as melhores decisões de contratações e melhorar o processo.
E o que faz o profissional de Talent Acquisition?
Esse especialista é responsável por planejar e operacionalizar as ações para encontrar, avaliar e contratar profissionais altamente talentosos e com potencial de causar impacto positivo no negócio.
Porém, como vimos, o objetivo não é apenas sanar as necessidades e demandas atuais do negócio, como também focar no cenário futuro da organização.
Além disso, também cabe a esse profissional montar um banco de talentos que sejam interessantes para possíveis contratações da empresa.
Os desafios da área são muitos:
- definir estratégias para promover o employer branding (marca empregadora);
- ter conhecimento sobre técnicas recrutamento;
- saber analisar os perfis dos candidatos;
- realizar uma boa gestão de pessoas;
- conhecimento sobre a atuação e os processos internos da organização;
- saber como conduzir onboarding.
Estratégia de Aquisição de Talentos: elementos para o sucesso
Para tornar esse processo ainda mais eficiente, existem algumas práticas que podem ser utilizadas pela empresa. São elas:
Marketing de Recrutamento e Employer Branding
O marketing de recrutamento e o Employer Branding tem como objetivo desenvolver estratégias de atração e engajamento de talentos, além de fortalecer a marca empregadora e garantir que ela seja atrativa para os profissionais.
Para isso, investe em divulgação com base nos valores da empresa para determinar se os candidatos se enquadram na cultura organizacional, além de determinar como eles podem contribuir com melhorias para a empresa.
Esse tipo de estratégia pode ser feito por meio de consultoria, como a da Companhia de Estágios, que envolve:
- criação de sites customizados com a identidade da marca:
- conversa e engajamento nas redes sociais;
- consultoria em imagem, atração e relacionamento da sua empresa com as melhores universidades do país;
- presença nos principais eventos de carreira do país.
Com um bom marketing de recrutamento a sua empresa conseguirá atrair os melhores talentos do mercado.
Sistemas de rastreamento (ATS)
Para que o profissional de recursos humanos tenha mais facilidade na hora de encontrar profissionais em potencial, é possível utilizar um sistema de rastreamento, também chamado de Applicant Tracking System (ATS).
Tratam-se de softwares que podem utilizar inteligência artificial para combinar as demandas da vaga e da empresa com os valores e habilidades dos profissionais do mercado.
Por meio desses sistemas é possível realizar contratações com alto potencial, que serão a base para o futuro da empresa.
Capacitação e desenvolvimento de talentos
Por fim, após atrair talentos para a empresa, também é preciso desenvolver as habilidades dos profissionais para eles conseguirem melhorar a performance.
Planos de carreiras, treinamentos de capacitação e programas de desenvolvimento de lideranças são importantes para desenvolver os profissionais da empresa e viabilizar o trabalho das equipes.
Com a necessidade das empresas em montar times com alto desempenho, a técnica de talent acquisition é crucial para que as contratações sejam mais estratégicas e apuradas.