A gente sabe que conciliar estudos e estágio exige muita organização. E quando a rotina aperta, vem aquela dúvida: será que o estagiário pode sair mais cedo em dia de prova?
Se essa pergunta já passou pela sua cabeça, saiba que é super normal – e importante – querer conhecer os seus direitos e saber como lidar com essas situações.
Neste post, vamos mostrar o que a Lei do Estágio garante para ajudar você a equilibrar todas as demandas da vida adulta sem estresse!
Direitos do estagiário em relação aos estudos
Como você já deve saber, o estágio tem o propósito de oferecer uma experiência prática que complementa a formação teórica do estudante, preparando-o melhor para o mercado de trabalho.
Para ajudar o estagiário a equilibrar essas duas áreas sem prejudicar seu desempenho em nenhuma delas, a Lei do Estágio prevê algumas garantias importantes.
A primeira, e talvez a mais conhecida, é a redução da carga horária do estagiário em comparação aos profissionais CLT.
Em linhas gerais, esses talentos em fase de aprendizado não podem exercer uma jornada superior a:
- 4 horas diárias e 20 horas semanais quando estão cursando a educação especial ou os anos finais do ensino fundamental;
- 6 horas diárias e 30 horas semanais quando estão cursando o ensino superior, a educação profissional de nível médio ou o ensino médio regular.
A carga horária de 8 horas diárias só é permitida quando o estágio é relativo a cursos que alternam teoria e prática, nos períodos em que não estão programadas aulas presenciais.
Para evitar a sobrecarga do estudante, os estagiários também não podem fazer hora extra. Além disso, o horário de estágio não pode conflitar com os horários das aulas.
Por fim, a Lei do Estágio assegura uma jornada diferenciada em períodos de prova, o que nos leva ao próximo tópico do post.
Posso sair mais cedo do estágio em dia de prova?
Se você chegou aqui se perguntando se estagiário pode sair mais cedo em dia de prova, já podemos dar a boa notícia: a resposta é sim.
Segundo a Lei do Estágio, quando a instituição de ensino adota verificações de aprendizagem periódicas ou finais, a carga horária do estágio deve ser reduzida pelo menos à metade durante esses períodos.
Ou seja, se a sua jornada é de 4 horas por dia, você tem o direito de sair 2 horas mais cedo. Agora se a sua jornada for de 6 horas diárias, você pode pedir para ser liberado 3 horas antes.
Mas, fique atento (a): para que não haja desalinhamento, é responsabilidade da instituição de ensino informar à empresa, logo no início do período letivo, sobre as datas das avaliações escolares ou acadêmicas.
Como abordar o assunto com o seu supervisor?
Agora que você já sabe o que diz a Lei do Estagiário sobre semana de provas, bora entender qual é a melhor forma de abordar esse assunto com o seu supervisor?
Como vimos no tópico anterior, a própria instituição de ensino deve informar a empresa sobre o calendário de avaliações no início do período letivo.
Ainda assim, há algumas dicas que o estagiário pode seguir para conduzir esse momento da melhor forma possível. São elas:
- Comunicar ao gestor sobre a necessidade de redução de jornada com antecedência;
- Apresentar a declaração oficial da instituição de ensino, comprovando assim as datas e a necessidade de redução da carga horária;
- Reforçar seu compromisso com o estágio e sua intenção de continuar desempenhando bem suas funções, mesmo quando precisar sair mais cedo.
Por mais que você saiba que, por lei, o estagiário pode sair mais cedo em dia de prova, é sempre uma boa prática agradecer o seu supervisor pela compreensão.
Afinal, isso ajuda a manter um relacionamento mais positivo e profissional entre vocês!
Dicas de organização e planejamento
Saber que o estagiário pode sair mais cedo em dia de prova já deve ter tirado um peso dos seus ombros, não é mesmo?
Mas, para que você consiga aproveitar esse benefício sem que isso atrapalhe o seu desempenho no estágio, há algumas estratégias que podem ser úteis.
Dê só uma olhada:
- Anote tudo
Use um calendário digital para registrar as datas das provas, trabalhos e compromissos do estágio. Assim, você terá uma visão clara de todas as suas responsabilidades.
- Planeje seus estudos
Crie um cronograma de estudos para distribuir o conteúdo das provas ao longo da semana.
Isso pode te ajudar a evitar sobrecarga, a procrastinação e o estresse que tende a aumentar quando as datas das avaliações se aproximam.
- Priorize suas tarefas
Identifique quais atividades são mais urgentes e importantes, tanto na faculdade quanto no estágio.
Organizar suas tarefas de acordo com as datas de vencimento é uma forma de garantir que tudo seja feito dentro do prazo.
- Cuide de você
Por mais intensa que seja a sua rotina, não se esqueça de fazer pequenas pausas para descansar.
Conseguir manter um equilíbrio entre estudo, trabalho e descanso é fundamental para a sua produtividade e bem-estar.
Considerações finais
Como vimos ao longo deste post, quem é estagiário pode sair mais cedo em dia de prova. Mas é importante se planejar com antecedência, para que essa flexibilidade não comprometa o desempenho no estágio.
Se você gostou das dicas que compartilhamos, aproveite para conferir outros conteúdos da Companhia de Estágios. No nosso Guia Profissional, você encontrará tudo o que precisa saber sobre seus direitos e deveres como estagiário.