Encarar o desconhecido sempre dá um pouquinho de medo, né? E quando falamos de uma primeira entrevista de emprego, esse sentimento é ainda mais normal.
Se você recebeu um convite para uma entrevista e está se sentindo um pouco inseguro, calma! A gente está aqui para te mostrar que essa fase do processo seletivo não precisa ser um bicho de sete cabeças.
A partir de agora, vamos te apresentar as melhores dicas de como se preparar para uma entrevista de emprego, seja para uma vaga de estágio ou de jovem aprendiz. Bora conferir? 😀
Entenda a empresa e a vaga
Para dar início à nossa lista, separamos uma dica que é válida para qualquer processo seletivo de emprego.
Antes de ir para a entrevista, é muito importante aprender sobre a história, cultura e segmento de atuação da empresa contratante, além de entender bem quais são os requisitos da vaga.
Essa pesquisa pode te ajudar a responder com mais confiança algumas perguntas clássicas, tais como “Por que você escolheu nossa empresa?” e “Como você pode contribuir para o time?”.
Cuide bem do seu perfil online
Hoje em dia, praticamente todo mundo tem uma rede social.
O que muita gente não sabe é que alguns recrutadores dão aquela espiadinha no perfil online dos candidatos, só pra conhecer um pouco mais sobre quem eles são.
Então, ao se preparar para a sua primeira entrevista de emprego, vale a pena ficar de olho no que você anda postando por aí.
Manter um perfil que reflita seus valores e experiências pode ser um super ponto positivo! Ah, e trocar aquela foto antiga com bebida na mão por uma mais profissional também fará toda a diferença.
Treine o português
Se você perguntar a diferentes especialistas sobre como se sair bem em um processo seletivo, vai perceber que há um consenso entre eles: ter uma boa comunicação é primordial!
E não estamos falando só do que você diz na entrevista, viu? As empresas também costumam aplicar testes de redação e ortografia nos candidatos.
Por isso, manter o português afiado é super importante! Ler mais e evitar uma linguagem muito informal são ótimas dicas para mostrar profissionalismo nessas etapas.
Vista-se adequadamente
É claro que todo mundo prefere se vestir com roupas confortáveis ou que tenham a ver com o seu estilo pessoal. Mas ao ir para uma entrevista de emprego, lembre-se de que a primeira impressão conta muito!
Escolher uma roupa que seja adequada para o ambiente da empresa pode fazer com que você se destaque aos olhos do recrutador. Que tal, então, pesquisar como os funcionários costumam se vestir?
Se não conseguir encontrar nada a respeito, apostar em algo mais formal e neutro é sempre uma boa opção.
Caso queira saber mais, temos um post completo sobre roupa para entrevista de emprego!
Saiba falar sobre si mesmo (a)
Sabemos que falar sobre si pode ser um baita desafio. Mas, como essa é uma pergunta que quase sempre aparece nas entrevistas de emprego — seja uma entrevista de jovem aprendiz ou de estágio —, é preciso se preparar com antecedência.
Uns dias antes da conversa com o recrutador, pratique falar sobre suas experiências, interesses e habilidades de forma clara e objetiva. O “pulo do gato” é saber destacar as qualidades que podem ser úteis para a vaga!
Seja sincero (a) e verdadeiro (a)
Não importa se essa será a sua primeira entrevista de estágio ou a vigésima: a sinceridade é um daqueles componentes que precisa estar presente em todas elas.
Nunca tente inventar ou exagerar suas habilidades ou experiências para agradar o recrutador. Ser honesto sobre o que você sabe, deixando claro que está disposto a aprender, é sempre o melhor caminho.
Controle o nervosismo e respire fundo
Como já dissemos, é totalmente normal ficar nervoso na primeira entrevista de emprego. Mas tente manter a calma.
Embora os recrutadores estejam acostumados com esse nervosismo, agir de forma natural e demonstrar confiança pode causar uma impressão muito mais positiva. Afinal, quanto mais relaxado você estiver, melhor vai conseguir se comunicar.
Felizmente, há várias estratégias que podem te ajudar. Respirar profundamente e de forma consciente, praticar atividades físicas ou ouvir músicas mais tranquilas são algumas delas.
Chegue antes do horário marcado
É claro que imprevistos podem acontecer. Mas, se você se planejar para chegar com pelo menos 10 a 15 minutos de antecedência à entrevista, pode evitar o estresse adicional causado por possíveis atrasos.
Tenha em mente que pontualidade é sinal de comprometimento e organização – duas características que todo empregador busca nos seus colaboradores!
Faça perguntas para o entrevistador
A entrevista de emprego não serve apenas para que a empresa conheça mais sobre você. Ela também pode e deve ser usada para que você conheça mais sobre a empresa!
Além de te ajudar a entender melhor o que esperar do cargo e do ambiente de trabalho, fazer perguntas inteligentes tende a reforçar o seu interesse na vaga. Então, aproveite!
Não fale mal do último emprego
As dicas que apresentamos até aqui são especialmente úteis para quem está passando por uma primeira entrevista de emprego.
Porém, se você chegou nesse post mesmo já tendo experiência profissional, não podemos deixar de oferecer um conselho extra: evite falar mal de empresas onde você trabalhou anteriormente.
Mesmo que você tenha saído de um emprego ou estágio por algum motivo negativo, foque em contar como a experiência foi importante para o seu aprendizado e crescimento. Mostrar uma atitude positiva e focada em resultados costuma ser visto como um diferencial!
Considerações finais
Agora que você já sabe como se sair bem na primeira entrevista de emprego, que tal começar a colocar esses conhecimentos em prática?
Cadastre o seu currículo gratuitamente na Companhia de Estágios e conheça as vagas disponíveis para estágio, jovem aprendiz e/ou trainee. Te esperamos por lá!