Ir para o conteúdo
Guia Profissional

Vagas de Jovem Aprendiz

Vagas de Jovem Aprendiz

Fazer cadastro | Conferir vagas abertas

Como funciona o programa Jovem Aprendiz?

Os programas de aprendizagem combinam a educação teórica com a prática profissional. Isso significa que, semanalmente, o jovem aprendiz cumpre 1 dia de capacitação no Instituto da Companhia de Estágios e 4 dias trabalhando na empresa.

Essa abordagem permite que o jovem adquira uma gama diversificada de habilidades essenciais para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. 

O melhor de tudo é que é possível aplicar imediatamente o conhecimento adquirido em um ambiente real de trabalho, o que fortalece o conhecimento! 

Como funciona o processo seletivo para vagas de jovem aprendiz?

O processo de seleção para jovem aprendiz pode variar significativamente de uma empresa para outra. Mas, em geral, ele é composto pelas seguintes etapas:

1.       Inscrição

Para dar início à jornada, você precisa se inscrever nas vagas de jovem aprendiz compatíveis com o seu perfil.

Geralmente, isso é feito por meio do cadastro em nossa plataforma, que deve conter informações pessoais básicas, principais habilidades, cursos feitos e experiências relevantes (profissionais ou não) caso tenha.

2.       Triagem

Após a inscrição, os currículos dos candidatos são analisados para verificar quais deles atendem aos requisitos mínimos para a posição. Essa etapa também pode envolver a realização de testes se necessário.

3.       Entrevistas

Ao ser aprovado na triagem inicial, você é convidado para participar de uma entrevista com a equipe da Companhia de Estágios ou da empresa. Nela, conversaremos sobre suas habilidades, perspectivas e motivações, para que possamos conhecer mais o seu perfil.

4.       Dinâmicas

Algumas empresas podem incluir dinâmicas de grupo no processo de seleção para avaliar habilidades específicas, como a capacidade de trabalhar em equipe, solucionar problemas e se comunicar.

5.       Contratação

A contratação marca o último passo do processo de seleção e o início da sua trajetória como jovem aprendiz. Aqui, entramos em contato para fazer a oferta de emprego e alinhar os trâmites legais, como a elaboração e assinatura do contrato de aprendizagem.

Viu só como se inscrever no jovem aprendiz pode ser simples?

Esperamos que as informações fornecidas acima sejam úteis para ajudá-lo a encontrar boas vagas de jovem aprendiz e a se preparar adequadamente para cada fase dessa jornada. Acompanhe o nosso Guia Profissional para ver outras dicas valiosas!

PERGUNTAS FREQUENTES

Quer saber mais sobre vagas de jovem aprendiz?

1.       O que é o Jovem Aprendiz?

O Programa Jovem Aprendiz é uma iniciativa federal, regulamentada pela Lei n° 10.097, que proporciona oportunidades de inserção no mercado de trabalho formal a adolescentes e jovens.

Em suma, os programas de aprendizagem combinam a educação teórica em instituições de ensino com a prática profissional em empresas, contribuindo assim para o desenvolvimento de carreiras dos participantes.

2.       Com quantos anos pode começar a trabalhar como jovem aprendiz?

É possível ingressar em um programa de aprendizagem a partir dos 14 anos de idade. Porém, para participar desta iniciativa, é necessário estar regularmente matriculado e frequentando uma escola de ensino fundamental ou já ter concluído o ensino médio.

3.       Qual o limite de idade para trabalhar como jovem aprendiz?

A idade limite para participar do programa Jovem Aprendiz é de 24 anos, com exceção de pessoas com deficiência (PcD), para as quais não há limite pré-estabelecido.

4.       Quais as vantagens de ser jovem aprendiz?

Durante o programa, o jovem aprendiz tem a oportunidade de ganhar experiência prática no ambiente de trabalho, fazer networking e desenvolver habilidades técnicas e comportamentais valiosas para o sucesso profissional.

Além disso, eles recebem uma remuneração pelo trabalho realizado, o que pode ajudar a custear despesas pessoais ou de educação.

5.       Quanto ganha um jovem aprendiz?

Não existe uma resposta única para essa pergunta.

O salário do jovem aprendiz é calculado com base na quantidade de horas trabalhadas e no salário mínimo vigente (que atualmente é de R$ 1.320). Além disso, ele também pode variar de acordo com a empresa.

Vale dizer que, além da remuneração, o jovem aprendiz também tem direito a receber décimo terceiro, férias e FGTS.

6.       Qual é a carga horária deste profissional?

De modo geral, a jornada de trabalho do jovem aprendiz não deve exceder 6 horas diárias, com exceção para aqueles que já concluíram o ensino fundamental, aos quais é permitida uma jornada estendida de até 8 horas diárias.

7.       O que a Companhia de Estágios faz?

Somos uma das principais consultorias de recrutamento e seleção de estágio, trainee e jovem aprendiz do Brasil. Estamos no mercado há mais de 18 anos e trabalhamos para garantir uma boa experiência para os talentos e as empresas.

Atendemos mais de 300 clientes no país e na América Latina, abrindo anualmente mais de 4 mil vagas de aprendiz em nossa plataforma. Se você está em busca de uma oportunidade nesta frente, faça seu cadastro. Aqui, você pode encontrar aquela vaga que tem a sua cara e se inscrever para participar dos processos seletivos mais importantes do mercado.

Chegue mais rápido até a vaga dos seus sonhos!

  • Cadastro gratuito
  • Boletim com vagas abertas
  • Acesso a conteúdos exclusivos
  • Vagas remuneradas
Dois jovens estudantes com mochilas nas costas e sorrindo para a foto

Receba conteúdos exclusivos no seu email