A alta competitividade do mercado de trabalho atual exige que os candidatos se destaquem não apenas pela sua formação acadêmica. Para chamar a atenção dos recrutadores em meio a tantos profissionais qualificados, é igualmente importante contar com boas habilidades para colocar no currículo.
Acontece que, em meio a tantas possibilidades, nem sempre é fácil definir quais competências técnicas e comportamentais merecem mais atenção. Além disso, há habilidades profissionais que são específicas para determinadas áreas e outras que são bem-vindas em várias profissões.
Neste post, vamos abordar quais habilidades são essas e como elas podem aumentar as suas chances de conquistar a vaga almejada e trilhar uma trajetória profissional de sucesso. Vem com a gente! ????
Qual a importância das habilidades para o currículo?
Em muitas áreas de atuação no Brasil, a concorrência por vagas de emprego pode atingir a impressionante marca de 1,8 mil candidatos por posição. E, como se não bastasse o número elevado de candidatos, é comum que uma grande parcela deles compartilhe qualificações bastante similares.
É por esse motivo que, quando os recrutadores fazem a triagem de currículos, eles não olham apenas para a formação acadêmica ou para as experiências profissionais anteriores na hora de escolher o talento ideal.
Ainda que estes sejam aspectos muito importantes, é muito comum que eles também usem como critério de decisão um conjunto de competências capazes de contribuir de maneira única para os negócios.
Neste contexto, contar com boas habilidades para colocar no currículo é uma das melhores maneiras de se tornar mais atraente para os empregadores.
Em outras palavras, elas podem definir a diferença entre ser selecionado ou não para aquela tão sonhada vaga.
Habilidades técnicas x habilidades comportamentais
As habilidades representam um conjunto de conhecimentos práticos, aptidões, competências e experiências que uma pessoa adquire ao longo de sua vida. Mas, no âmbito profissional, elas costumam ser divididas em dois tipos: habilidades técnicas e habilidades comportamentais.
Também conhecidas como hard skills, as habilidades contempladas neste primeiro grupo estão relacionadas a conhecimentos técnicos que podem ser mais facilmente aprendidos por meio de cursos, treinamentos, conteúdos online, workshops, entre outros meios.
O conhecimento em uma língua estrangeira, como o inglês, em linguagens de programação, como Java e Python, e o domínio de ferramentas de edição de imagem são alguns tipos de habilidades técnicas. Mas tudo dependerá, é claro, da área de atuação do candidato.
Outro ponto a ser observado sobre as hard skills é que elas são mais fáceis de identificar e avaliar durante os processos seletivos. Ao fazer perguntas em inglês durante uma entrevista de emprego, por exemplo, é possível confirmar o nível de conhecimento do profissional na língua.
Já as habilidades comportamentais, também conhecidas como soft skills, abrangem uma série de atributos individuais que impactam na forma como cada indivíduo interage com os outros e lida com as próprias emoções.
Embora sejam mais difíceis de mensurar e desenvolver, elas são essenciais para o sucesso no trabalho. Afinal, podem ajudar um profissional a colaborar melhor com seus pares, resolver problemas com eficácia, liderar equipes, se adaptar rapidamente às mudanças, entre outros desafios.
7 habilidades para colocar no currículo
Agora que você já sabe que subestimar a importância das habilidades no currículo é um luxo que os candidatos não podem se dar no atual mercado de trabalho, chegou a hora de conhecer quais são as skills que fazem os olhos dos recrutadores brilharem.
Como as habilidades técnicas podem variar bastante de acordo com cada profissão, vamos nos concentrar nas habilidades comportamentais mais demandadas pelas empresas nos dias atuais, para que você consiga avaliar quais delas já possui e quais ainda precisa desenvolver.
Principalmente se você estiver criando um currículo para o primeiro emprego, contar com essas competências pode te colocar mais perto de uma boa oportunidade de trabalho.
Dito isso, vamos em frente:
1. Comunicação
A comunicação eficaz é a chave para evitar mal-entendidos, resolver conflitos e garantir que as informações fluam em um ambiente de trabalho. Por isso, seja qual for o cargo que você almeja, pode ter certeza que saber ouvir e falar com clareza são habilidades que não podem faltar.
2. Proatividade
Candidatos que demonstram proatividade tendem a se destacar nos processos seletivos, afinal, essa é uma habilidade que demonstra que eles estão dispostos a assumir responsabilidades adicionais, bem como identificar e solucionar problemas antes que eles se tornem ainda maiores.
3. Colaboração
A colaboração é a capacidade de trabalhar bem em equipe, reconhecendo e valorizando as habilidades e perspectivas de todos os membros.
Considerando que times que trabalham em harmonia tendem a alcançar os melhores resultados, não é de se estranhar que as organizações priorizem os profissionais que dominam a arte de colaborar.
4. Organização
A organização é outra habilidade-chave no mundo corporativo. Afinal, é ela que garante que as tarefas sejam executadas de maneira eficiente e que os prazos sejam cumpridos.
Em suma, profissionais organizados conseguem gerenciar seu tempo de forma mais eficaz, manter a documentação em ordem e priorizar tarefas com base nas necessidades da empresa.
5. Criatividade
A criatividade é a capacidade de pensar fora da caixa, a fim de encontrar soluções inovadoras para problemas complexos.
Para se ter uma ideia da relevância desta skill, ela já foi apontada como a terceira habilidade mais importante para quem busca se tornar um profissional bem-sucedido.
6. Adaptabilidade
Em um mundo em constante evolução, a capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças já é vista como indispensável no mercado de trabalho. Uma coisa é certa: cada vez mais, as empresas buscarão candidatos que possuam essa habilidade no currículo!
7. Inteligência emocional
Profissionais com alta inteligência emocional são capazes de construir relacionamentos sólidos e demonstrar empatia, tornando o ambiente de trabalho mais agradável para todos.
Como a qualidade do clima organizacional impacta diretamente na satisfação e produtividade dos colaboradores, essa é uma habilidade comportamental também que vem sendo bastante requisitada pelas organizações.
Considerações finais
Agora que você já viu alguns exemplos sobre o que colocar em habilidades no currículo, temos duas dicas finais para te passar.
A primeira delas é de que a honestidade é um dos principais atributos que alguém pode ter. Por isso, ao elaborar o seu currículo, lembre-se de incluir apenas as habilidades que você realmente possui.
Por fim, experimente personalizar o seu currículo para cada posição. Ao destacar as habilidades e experiências que se alinham com os requisitos da vaga, você aumenta as suas chances de ser chamado para as próximas etapas!
Se você gostou deste artigo sobre habilidades para colocar no currículo, cadastre seu e-mail e receba nossos próximos conteúdos diretamente na sua caixa de entrada. ????