Pode ser que a pontualidade não seja uma virtude em muitas pessoas.
No entanto, há momentos que o atraso pode ser fatal e até mesmo aquele conhecido que sempre deixa os outros esperando reconhece que não chegar no horário em determinados compromissos é um grande vacilo!
Porém, todo mundo está sujeito a isso e o atraso pode acontecer no único momento em que mais desejamos chegar no horário: em uma entrevista de emprego.
Para quem está buscando uma primeira oportunidade, como um estágio, por exemplo, chegar depois da hora que foi marcada pode ser visto como o fim do mundo. Mas, para tudo há um jeito, então, se acalme e continue a leitura para saber como sair dessa situação!
Ligue para a empresa e avise que irá se atrasar
Já que não vai conseguir chegar no horário o jeito é avisar a empresa que irá se atrasar, para não deixar os recrutadores esperando sem notícias suas.
Avise quanto tempo irá demorar para chegar, assim, pode ser que a pessoa encarregada de fazer a entrevista consiga adiantar outras atividades ou até mesmo entrevistar outro candidato.
Caso, não seja possível te esperar, veja a possibilidade de remarcar a entrevista para outro dia e se comprometa em chegar no horário da próxima vez!
Não invente desculpas
Como dito anteriormente, atrasos acontecem e todo mundo está sujeito a isso. Obviamente, não é uma situação agradável, mas bons recrutadores sempre estão preparados para isso e normalmente são maleáveis com os horários.
Então, seja honesto e não minta. Nada de inventar uma desculpa mirabolante para sensibilizar a pessoa do outro lado do telefone. Não se esqueça que recrutadores são especialistas em analisar as pessoas, então, eles vão perceber que está mentindo.
Diga que infelizmente se atrasou, fale o que aconteceu de verdade, peça desculpas pelo ocorrido e veja se ainda conseguem te atender. E claro, tente ir o mais rápido possível.
Não se desespere
O desespero pode bater neste momento, mas isso não adiantará em nada, afinal, ninguém controla o relógio, no entanto, podemos controlar nossas ações, rotina e responsabilidades.
Então, tenha controle da situação, ao ligar para empresa seja educado e mantenha um tom de voz amigável, muitas vezes por estarmos com pressa, falamos de forma acelerada que pode soar como ignorância ou até mesmo o sentimento de culpa predomina no momento.
Mas, é possível perceber isso por telefone? Sim, claro. O nosso tom de voz pode alterar completamente a mensagem que queremos passar. Pois, a voz reflete muito na interpretação que as pessoas tem da gente.
O recrutador irá te atender no mesmo dia? Então, recomponha-se!
Bom, a essa altura do campeonato você já falou com o recrutador, já pediu desculpas pelo o atraso e o mais importante: conseguiu remarcar a entrevista de estágio para o mesmo dia.
O nervosismo em um processo seletivo é natural e o atraso pode ter te deixado ainda mais nervoso e ansioso, mas é hora de relaxar o máximo que conseguir para mandar bem na entrevista. Então, é importante se recompor.
Se puder ir ao banheiro antes para ver como está a roupa, o cabelo, lavar o rosto, as mãos, por mais simples que sejam essas ações, elas podem dar um up e quebrar um pouco a tensão do momento.
Se o recrutador lhe oferecer água, aceite. Agradeça por te atenderem após o atraso e concentre-se na entrevista!
Gostou das dicas? Não existe fórmula mágica para este momento, pois, cada recrutador tem um perfil e lidam de diferentes maneiras com esses imprevistos. Mesmo que seja importante saber o que fazer nessas situações é necessário se programar para que isso não aconteça novamente.