Como se comportar em um processo seletivo.
Sabemos que um currículo bem desenvolvido e atrativo aos olhos dos gestores é uma das principais ferramentas para entrada em processos seletivos importantes.
Porém, é importante ter em mente que a convocação para entrevista por si só não garante necessariamente a conquista da vaga.
Entre outras coisas é fundamental causar uma boa impressão, cativar o entrevistado e convencê-lo de que você é o profissional que ele procura. Seguem algumas dicas que podem te ajudar a enfrentar essa etapa decisiva:
1- Chegue no horário.
Nunca se atrase em uma entrevista de emprego, se possível chegue antes do horário. Certamente você já está sendo analisado nesse ponto e saiba que a desculpa de que não achou o caminho ou que o transito estava complicado não convence.
2- Vista-se adequadamente.
Escolha roupas que combinem com a sua área profissional, que sejam confortáveis, adequadas e de preferência, peças simples de cores claras.
3- Desligue aparelhos eletrônicos.
Ao chegar no local da entrevista desligue os aparelhos eletrônicos como o celular, tablet – jamais chegue com fone de ouvido, além de distrair sua atenção não demonstra comprometimento.
4-Conheça a empresa.
Leia um pouco sobre a empresa na qual você irá disputar a vaga, mostrar-se atualizado e ciente dos objetivos da organização te dará destaque em relação aos outros candidatos.
5- Esteja preparado para perguntas pessoais.
Essa dica é muito importante, principalmente para o jovem que ainda não possui experiência profissional. A pergunta clássica nas entrevistas – “fale mais sobre você” – irá surgir, os recrutadores usam essa pergunta não só para conhecê-lo, mas para saber se você sabe falar em público.
Fale com calma e pausadamente, tente controlar o nervosismo e a ansiedade. Contar sobre situações e experiências positivas de trabalhos anteriores o ajudará a manter a calma e passar confiança.
Caso não possua experiência, conte algum projeto futuro, algo que gostaria de realizar. Lembre-se que esse é o momento que você deve ”se vender”, mostrar habilidades.
6- Mostre-se interessado.
Outro ponto importante fundamental durante a entrevista – responda as perguntas olhando nos olhos do entrevistador, se você se acha muito tímido para isso é importante treinar antes para que se saia bem, com desenvoltura.
7- Faça perguntas
Recrutadores gostam e procuram pessoas determinadas e interessadas na organização. Fazer perguntas é uma forma de demonstrar essa faceta, por isso prepare algumas questões ou curiosidades que você tenha a respeito da empresa,
8- Nunca minta no currículo
Quando for elaborar seu currículo, nunca minta sobre alguma possível formação – você pode ser pego de calça curta. Leia atentamente o que você preencheu. Um exemplo clássico é colocar idiomas sem de fato ter essa especialização, o entrevistador pode interpretar que você realmente sabe e fazer a entrevista na língua indicada.
9- Não fale mal de empregos anteriores
Em nenhuma hipótese faça comentários ruins sobre seus empregos anteriores, se você passou por uma situação complicada não é necessário citá-la. Essa prática é mal vista pelas empresas.
10- Passe uma boa impressão.
Deixar uma boa impressão é o objetivo de qualquer entrevistado, mas como fazer isso? Fale sobre seus projetos que deram certo, não obrigatoriamente na área profissional, pode ser na faculdade ou em projetos sociais. Levar as coisas parar uma ótica positiva sempre deixa as pessoas motivadas.
Essas dicas podem ser de grande ajuda na hora do processo de seleção e aumentar as suas chances de sucesso. Se quiser saber mais sobre o assunto fique de olho no nosso blog!