por Tiago Mavichian, fundador e Human Resources Director da Companhia de Estágios
Um dos momentos mais difíceis na vida de um profissional, certamente, é quando ele acaba de se formar e vai em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho.
Algumas dúvidas e receios fazem parte dessa fase do recém-formado, afinal, ele precisa lidar com alguns possíveis ‘nãos’ que irá receber, além da competitividade pela tão sonhada vaga de emprego.
Sendo assim, separamos alguns caminhos que podem ajudar nessa missão, veja a seguir:
Pós-graduação
Optar por fazer uma pós-graduação assim que se forma, sem sombra de dúvida, mostra o quão interessado está em se aperfeiçoar. Além disso, é muito importante se especializar em alguma área de estudo, para assim, atender as demandas do mercado.
Se não souber qual curso optar, é importante fazer uma pequena análise para escolher a pós certa. Como por exemplo: ver quais disciplinas se interessava mais na faculdade ou as que tinha mais facilidade para aprender
No entanto, é importante avaliar também o mercado para saber quais as demandas atuais e como sua especialização pode atende-las.
Atualização profissional sempre
A pós-graduação é importante e dá aquele “up” no currículo, mas cursos livres são tão necessários quanto.
O medo por não ter experiência profissional é comum neste momento, por isso, é super importante sair da zona de conforto e conhecer as novidades do mercado, fazer cursos livres, ir a palestras, etc.
Os recrutadores gostam de pessoas que não são acomodadas e mesmo que não tenha muitas experiências no currículo a força de vontade para aprender algo novo diz muito sobre cada profissional, seja ele recém-formado ou não.
Participe de programas de trainees
Um recém-formado tem uma carta ao seu favor após concluir a graduação: os programas de trainees. Diversas empresas contratam jovens que acabaram de sair da universidade para treina-los
Esse tipo de oportunidade auxilia no desenvolvimento da carreira, mostrando quais áreas o recém-formado tem mais afinidade, pois, ele passa por uma espécie de rodizio dentro da empresa, fazendo com que ele tenha oportunidade de conhecer outras áreas de atuação e isso até ajuda na escolha de uma pós, por exemplo.
E o mais legal de tudo isso é a possibilidade de se supervisionado por grandes líderes, além de claro, aprender tudo na prática.
A Companhia de Estágios também oferece oportunidades para programas de trainees, fique de olho no nosso site para não perder nenhuma oportunidade.