Começar a carreira profissional como trainee em uma grande empresa é o sonho de muitos recém-formados, não é a toa que a quantidade de inscritos chega a ser de milhares para uma única vaga.
Este tipo de programa é mais concorrido e diferencia-se do estágio por oferecer um treinamento direcionado para que o candidato assuma cargos importantes na organização futuramente.
Oferecido pelas melhoras companhias do mercado, este programa busca talentos natos que, além de oferecerem ideias inovadoras, aprendam a cultura da organização com os atuais líderes.
O plano de carreira oferecido e a chance de encurtar o caminho até cargos de alto escalão faz com que muitos estudantes disputem este tipo de vaga.
O processo geralmente inicia-se em setembro e é voltado para estudantes altamente qualificados, com diferenciais capazes de atrair o olhar dos recrutadores. Para se ter uma ideia, a empresa AMBEV chegou a receber 31 mil inscritos para um processo que selecionou apenas 19 candidatos em 2014.
O case de sucesso do diretor de vendas dessa companhia, Rodrigo Figueiredo é um exemplo – formado em engenharia civil resolveu disputar uma vaga de trainee na empresa depois de assistir uma palestra de Magim Rodrigues, diretor geral da Brahma na ocasião.
Ele conta que o processo de seleção é bem complexo e que as entrevistas eram realizadas pelos próprios diretores da empresa.
Durante o processo de treinamento, ele teve a oportunidade de atuar em todos os setores, sempre supervisionado por um profissional de alta qualificação.
Conta que assumiu responsabilidades que acreditava ser incapaz de gerenciar e que os seus superiores o ajudaram a traçar e escolher o caminho que exerce hoje.
Outra história de sucesso é o da Vice-presidente da Unilever Andréa Rolim: formada em economia na PUC de São Paulo decidiu cedo que seu destino era trabalhar em uma grande empresa. Inscreveu-se no programa de trainee da Unilever enfrentando um árduo processo seletivo.
Após sua contratação já era reconhecida como um jovem talento. Depois de ter assumido várias funções, aos 40 anos tornou-se vice-presidente e afirma que nada disso seria possível sem a orientação e conhecimentos obtidos através do programa de treinamento.
O fator determinante em ambos os casos relatados é o esforço e objetividade. O processo de seleção e treinamento dentro de grandes empresas é difícil e exige muito do candidato.
Porém, o grande segredo do programa é que o estudante aprende o que não se ensina em sala de aula, tornando-se um profissional diferenciado do mercado e aumentando as chances de reconhecimento profissional e sucesso financeiro.
Para os que não se sentem atraídos pelo mundo acadêmico e desejam iniciar a carreira no mundo corporativo, os programas de trainee são uma ótima opção.
Mesmo com a alta concorrência e trabalho árduo, vale a pena se dedicar e correr atrás das oportunidades oferecidas graças as grandes possibilidades de sucesso que este tipo de programa oferece.