A tecnologia facilitou muitos processos e abriu um leque de possibilidades. As inovações tecnológicas vieram para otimizar o tempo e facilitar as tarefas do dia a dia. Uma delas é a entrevista de emprego, que ganhou novas versões na atualidade.
O currículo, que antes era impresso, passou a ser um arquivo enviado facilmente por e-mail e o portfólio também ganhou sua versão online.
As vagas migraram dos murais para as plataformas especializadas e o processo seletivo ganhou variações muito mais interessantes, tanto do ponto de vista empresarial, quanto do candidato.
Uma delas é a gamificação – uma forma lúdica de aplicar testes aos candidatos, na qual eles podem refletir mais à vontade para fazer suas escolhas e demonstrar suas personalidades. O conceito não é novo, mas tem sido cada vez mais explorado, especialmente, pelas consultorias de recursos humanos.
O processo seletivo que inclui games, é capaz de despertar um engajamento e comprometimento muito maior do público-alvo. Além disso, as empresas também saem ganhando, através de uma análise de dados eficaz, que torna o processo seletivo mais rápido e preciso.
Geração Z
Esqueça os millenials, a geração atual, conhecida também como pós-millenials já nasceu conectada. Esse público, que está ingressando atualmente no mercado de trabalho, chegou na era da internet e, por isso, é altamente digital.
O universo dos games está totalmente inserido na realidade desses jovens, que são acostumados com um ritmo de mundo cada vez mais dinâmico e acelerado.
Por isso, as empresas estão deixando de lado os métodos clássicos de recrutamento e seleção, que utilizavam cadernos, apostilas etc. e investindo, cada vez mais, em sistemas de inteligência artificial e gamificação para realizem o processo de recrutamento. Assim a hora da entrevista fica muito mais interessante, não é mesmo?
Como funciona
A intenção do novo modelo de recrutamento e seleção é motivar a participação e o engajamento dos candidatos, proporcionando uma experiência diferenciada, na qual eles possam interagir e tenham a oportunidade de demonstrar suas principais características comportamentais e potencialidades.
Os conceitos da gamificação, aplicados nesse processo, criam estímulos capazes de ampliar o comportamento humano, dessa forma os participantes assumem um papel no jogo, são envolvidos e interagem mais com a atividade proposta.
O foco não é selecionar o “vencedor” do jogo ou a equipe que mais se destacou, mas sim conhecer e avaliar o perfil e potencial do candidato de acordo com as prioridades da organização.
Dessa forma os recrutadores têm a chance de avaliar as reações dos “jogadores” e conhecer suas verdadeiras personalidades.
Assim as empresas obtêm um filtro muito mais preciso para identificar qual participante possui as competências exigidas para ocupar determinada função. Além disso, o processo se torna muito mais ágil, economizando tempo e recursos.
Em busca dos melhores talentos
Visando otimizar o processo de recrutamento e seleção, a Cia de estágios decidiu inovar e investir em um novo sistema que simplifica todas as etapas, desde a chegada do candidato para a entrevista, através do check in virtual – no qual são disponibilizados tablets para que os estudantes possam fazer o login com o CPF e receber as instruções iniciais do processo –, até as dinâmicas em grupo, para as quais foi desenvolvido um jogo de escapada – no estilo escape 60, que propõe vários enigmas para que o grupo encontre as soluções. Esse sistema busca estimular a competição, organização, agilidade e liderança dos entrevistados.
Além disso, também foi lançado o jogo 2D “The Intern Game”, que simula a saga de um estudante em busca do primeiro estágio.
Essa imersão realista apresenta vários desafios que os jogadores devem enfrentar até chegar ao momento da entrevista diante do recrutador, e as escolhas feitas permitem uma análise mais aprofundada sobre a personalidade dos jogadores.
No final do jogo, o candidato ainda recebe um feedback sobre seu perfil e algumas dicas de como potencializar suas habilidades para aumentar suas chances de sucesso no mercado de trabalho.
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