Você sabe o que esperam de você como trainee? Se a resposta for não, aqui vai um bom motivo para descobrir: entender o que as empresas buscam pode ser o seu passaporte para entrar em um programa incrível e brilhar!
Desde o processo seletivo, as empresas já estão de olho nas habilidades e comportamentos que esperam de seus talentos. E, depois que você entra para o time, esses aspectos são acompanhados ainda mais de perto.
Então, bora descobrir juntos quais são essas características? Vem com a gente desbravar as competências mais valorizadas nos programas de trainee!
O que é um trainee?
Antes de responder à pergunta “O que esperam de você como trainee?”, bora dar um passo atrás e entender primeiro o que significa ser um trainee.
Em resumo, um trainee é um profissional recém-formado que participa de um programa estruturado de desenvolvimento dentro de uma empresa.
O objetivo central desses programas é preparar esses talentos em início de carreira para assumirem posições estratégicas no futuro, como as de liderança.
Por isso, ao longo deles, os trainees recebem mentoria e treinamentos intensivos, participam de projetos importantes e têm a chance de atuar em diferentes áreas da empresa, para entender o negócio como um todo.
O que as empresas buscam em um trainee?
O propósito dos programas de trainee já dá uma boa pista sobre o tipo de profissional que as empresas querem atrair.
Como o foco está em talentos com potencial para serem líderes no futuro, as organizações procuram, em primeiro lugar, por pessoas que tenham vontade de evoluir e construir uma carreira sólida ali dentro.
Mas é claro que não para por aí. Além de ter essa mentalidade voltada para o crescimento, há também soft skills essenciais para se destacar como trainee. Elas incluem, por exemplo:
- Capacidade de liderar;
- Boas habilidades de comunicação;
- Facilidade para trabalhar colaborativamente;
- Criatividade alinhada à visão estratégica e foco em resultados;
- Compromisso com o próprio desenvolvimento contínuo;
- Habilidade de avaliar situações complexas, tomar decisões informadas e resolver problemas.
Essas são apenas algumas das atitudes que fazem a diferença para um trainee. Mas, em paralelo a elas, você também deve ter em mente que cada programa pode ter requisitos específicos.
É comum encontrar, por exemplo, exigências como proficiência em outros idiomas – principalmente inglês – além de disponibilidade para viagens e até mudanças de cidade ou país.
Além disso, geralmente as vagas são voltadas para quem está no último ano da graduação ou se formou há, no máximo, dois ou três anos.
Ficar de olho nesses detalhes é superimportante, tanto para te ajudar a se preparar melhor para os processos seletivos quanto para te direcionar na escolha de um programa que combine com você!
Como mostrar seu potencial durante o trainee?
Já deu para ter mais clareza sobre o que esperam de você como trainee? Pelo menos no quesito habilidades, esperamos que sim!
Mas, uma vez dentro do programa, há também comportamentos e boas práticas que podem fazer com que você realmente se destaque na empresa.
Dê só uma olhada nas dicas que vamos apresentar a seguir:
- Seja proativo: não espere ser direcionado o tempo todo para agir. Tome iniciativa, contribua com ideias e demonstre interesse em novos desafios;
- Aprenda com tudo e todos: aproveite cada experiência para se desenvolver e absorver conhecimento de todas as áreas por onde passar;
- Construa boas conexões: aprenda com profissionais mais experientes, faça networking e fortaleça sua presença;
- Esteja aberto ao feedback: ouça as opiniões sobre seu desempenho e use essas informações para continuar evoluindo;
- Seja adaptável: mudanças e desafios certamente vão surgir. Sua flexibilidade para se adaptar e lidar com pode fazer toda a diferença;
- Demonstre maturidade: assuma seus compromissos com seriedade e ética, respeitando diferentes opiniões e aprendendo com os erros.
Considerações finais
E aí, você se sente preparado(a) para atender o que esperam de você como trainee?
Se a resposta for “ainda não”, não desanime! Agora que você já sabe o que as empresas buscam, será muito mais fácil se preparar para essa oportunidade incrível de desenvolvimento profissional.
Aqui vão algumas dicas extras para potencializar sua jornada:
- Entenda seus pontos fortes e áreas de melhoria;
- Desenvolva a habilidades técnicas e comportamentais que possam ser um diferencial;
- Acompanhe as novidades e tendências do seu setor;
- Mantenha uma mentalidade de aprendizado contínuo.
Com dedicação e estratégia, você tem tudo para se destacar nos processos seletivos para trainee, ingressar em um bom programa e começar a construir uma carreira de sucesso. Basta dar os primeiros passos! Agora que você chegou ao fim do post “O que esperam de você como trainee?”, aproveite para se cadastrar em nosso Banco de Talentos. A vaga que tem tudo pra ser sua te espera por lá!