A conversa com o recrutador é uma das etapas mais determinantes dos processos seletivos. Para aumentar suas chances de sucesso nela, hoje vamos apresentar 3 perguntas que te reprovam na entrevista de estágio e de jovem aprendiz.
Antes de tudo, é importante explicar que não são as perguntas em si que podem te eliminar, mas sim como você responde a cada uma delas. Afinal, o objetivo central dessas questões é ajudar a empresa a entender melhor quem você é.
Então, bora mergulhar neste assunto? A partir de agora, vamos revelar não apenas as 3 perguntas mais críticas, mas tudo o que reprova na entrevista de emprego!
As 3 perguntas que te reprovam na entrevista de emprego
Como talvez você já imagine, não existem somente 3 perguntas que te reprovam na entrevista de emprego.
Na prática, os critérios avaliados pelos recrutadores podem variar bastante de uma empresa para outra. No entanto, há algumas questões que são mais frequentes e, por isso, merecem atenção especial.
Na sequência, vamos abordar cada uma delas:
1. Por que você quer essa vaga?
Essa é uma das perguntas de entrevista de emprego mais comuns e, também, uma das mais importantes. Afinal, ele tem como propósito mapear se o candidato está verdadeiramente interessado em fazer parte da equipe.
Para mandar bem na resposta, a dica principal é evitar frases muito genéricas, que foquem somente em ganhos pessoais ou que demonstram uma falta de conhecimento sobre a vaga ou a empresa.
Por exemplo, dizer que você quer ser aprovado em um programa de estágio somente porque precisa estagiar para concluir o curso ou porque a bolsa-auxílio oferecida é interessante, dificilmente transmitirá a mensagem de que você está comprometido em somar com o time.
Um caminho muito mais eficaz é mostrar que você pesquisou sobre a empresa e viu que a cultura organizacional dela se conecta com os seus valores ou, então, demonstrar como você vê a vaga como uma oportunidade para desenvolver sua carreira.
Vale lembrar que, muitas vezes, essa pergunta é feita para verificar se o candidato compreendeu as responsabilidades e desafios da posição. Por isso, outra forma de respondê-la é destacando como suas habilidades e experiências são relevantes para a vaga.
2. Por que você saiu do emprego anterior?
Para muitas pessoas, os programas de estágio ou de jovem aprendiz representam o primeiro contato com o mercado de trabalho.
Mas, caso você já tenha tido alguma experiência anterior, é bem provável que o recrutador pergunte sobre as suas motivações para buscar uma nova oportunidade.
Essa questão serve como um alerta sobre o que não falar em uma entrevista de emprego. Afinal, usar o momento de respondê-la como uma sessão de desabafo sobre a empresa anterior pode passar uma imagem bastante negativa.
Mesmo que a experiência não tenha sido ideal, nada de criticar ex-colegas, chefes ou a cultura da organização, ok? Além de transmitir uma falta de profissionalismo, isso também pode ser encarado como uma quebra de confidencialidade.
O melhor a se fazer é se concentrar no que você aprendeu no emprego anterior e abordar os seus próximos objetivos de carreira, destacando a busca por oportunidade de adquirir novos aprendizados e crescer profissionalmente.
E ah! Caso você tenha sido demitido, seja transparente, mas tenha cautela no momento de expor os motivos.
3. Qual a sua pretensão salarial?
Embora pareça inofensiva, essa também é uma das 3 perguntas que te reprovam na entrevista. Afinal, se a sua pretensão salarial for muito desconectada da realidade do mercado, suas chances de ser escolhido caem bastante.
Dar uma boa pesquisada sobre a empresa no Google e entender a média salarial para estágio ou jovem aprendiz na região em que você mora são estratégias que podem te ajudar a formular uma resposta mais alinhada com as expectativas do recrutador.
Ao invés de cravar um valor, você também pode responder de maneira mais flexível e se mostrar aberto a negociar o salário, colocando na ponta do lápis os benefícios que serão oferecidos.
O que mais pode te eliminar do processo seletivo?
Agora que você já sabe quais são as 3 perguntas que te reprovam na entrevista, não podemos deixar de chamar a sua atenção para outras condutas ou falas que também podem comprometer a sua participação nos processos seletivos.
Basicamente, são elas:
- Chegar atrasado para a entrevista;
- Exagerar ou mentir sobre as suas qualificações e experiências;
- Fornecer respostas vagas ou evasivas às perguntas dos recrutadores;
- Não conhecer ao menos um pouco sobre a empresa e seu setor de atuação;
- Se candidatar para vagas incompatíveis com o seu perfil;
- Apresentar comportamentos inadequados, como usar gírias e palavras de baixo calão ou não se atentar para o código de vestimenta da empresa;
- Não demonstrar habilidades interpessoais importantes, como boa comunicação e capacidade de trabalhar em equipe;
- Falta de alinhamento com os valores e cultura da organização.
Se preparar antecipadamente para o processo seletivo é a melhor forma evitar esses erros, se destacar como um bom candidato e conseguir aproveitar ao máximo cada oportunidade que surgir no seu caminho.
Esperamos que as dicas apresentadas até aqui não apenas te ajudem a responder com confiança as perguntas de entrevista de estágio ou de jovem aprendiz, mas também a conquistar aquela vaguinha que você tanto almeja.Para continuar investindo no sucesso da sua futura carreira, não deixe de conferir outros posts do nosso Guia Profissional. Temos conteúdos preparados para te guiar em cada etapa da jornada!