Quem não quer ganhar dinheiro sem sair de casa e, melhor ainda, fazendo o que dá prazer? É o que muita gente deseja e, graças à internet, isso é possível. Uma nova profissão vem ganhando cada vez mais espaço atualmente: a dos youtubers.
O termo pode não parecer muito familiar para alguns, mas certamente todo mundo já se deparou com esse profissional em algum momento, seja em um vídeo de receitas, um tutorial de maquiagem ou um passo a passo de como instalar uma antena, entre outras infinitas possibilidades de segmentos existentes no site.
São milhares de canais de conteúdo disponíveis para todos os gostos, mas o que chama a atenção mesmo são os lucros altos que esses profissionais vêm atingindo: segundo a Revista Forbes, o faturamento foi alto no último ano.
Somente os 10 youtubers mais bem pagos da plataforma ganharam a soma de 127 milhões de dólares entre junho de 2016 a junho de 2017. Impressionante não?
É por isso que ser youtuber é a profissão dos sonhos de muitos jovens, mas o que a maioria deles ainda não sabe é que, para ter sucesso, a atividade exige planejamento estratégico e deve ser encarada como um negócio.
Como a mágica acontece
O YouTube foi criado em 2005 e pouco tempo depois o Google comprou a plataforma, mas, o verdadeiro “boom” só aconteceu em 2010, quando o site abriu espaço para os videomakers publicarem seus conteúdos e opiniões.
Desde então esse mercado vem se fortalecendo cada vez mais, por meio de iniciativas do próprio site de investimentos em propagandas e parcerias, o que tornou o YouTube uma das plataformas mais populares do mundo e que permite as pessoas a divulgarem seus vídeos para poder monetizar seus canais.
Ferramentas uteis para explorar esse universo
Qualquer um pode entrar na brincadeira e se aventurar no segundo site mais acessado no Brasil e do mundo, basta apenas ter um celular com câmera e uma boa ideia.
Simples, não é mesmo? Mas, para que a atividade não pareça amadora, é preciso entender mais sobre a profissão e o impacto dela nas estratégias de comunicação das marcas, assim é possível rentabilizar seu canal e transformá-lo em um negócio.
Pensando nisso, separamos algumas opções de cursos que podem te ajudar nessa empreitada e mais uma dica valiosa no final:
Administração: a princípio esse curso pode parecer distante das atividades de um youtuber, mas, se você tem a intenção que seu canal cresça e se transforme em uma empresa lucrativa, essa é, com certeza, uma ótima opção. O curso é recheado de matérias que podem te ajudar a criar o canal desde os primeiros passos até a hora que ele estiver decolando, pois nele você irá aprender desde empreendedorismo para tirar o projeto do papel até estratégias de como gerir seu negócio.
Publicidade e propaganda: para lidar com as marcas anunciantes, nada melhor do que falar a língua delas, certo? Para entender esse meio publicitário, que rege uma grande porcentagem dos negócios digitais e movimenta cifras impressionantes, esse curso é ideal! Com ele você pode ficar por dentro, não só da linguagem, como também das principais estratégias de propagandas do mercado e direcionar parte do seu conteúdo para se encaixar aos critérios exigidos pelo meio e se destacar dos demais. Assim, não só o canal, mas o faturamento também irá decolar!
Marketing: hoje em dia fica difícil fugir dele, especialmente, no meio digital. O marketing está presente não só nos sites, mas também nas redes sociais e, como elas abrem cada vez mais espaços para empresas, você pode criar estratégias de divulgação para o seu canal e aumentar o número de seguidores e o engajamento deles. Além disso, nesse curso você também vai aprender a encontrar as palavras chaves e adequar a descrição dos seus vídeos às técnicas SEO para que alcancem um público muito maior.
Jornalismo: engana-se quem pensa que todo jornalista quer ser repórter, isso porque o leque de opções desse profissional vai muito além. Com matérias que variam de noções de marketing, redação e edição, o curso oferece uma visão ampla de mercado e prepara o profissional para desenvolver uma comunicação escrita e oral impecáveis, o que aumenta muito a qualidade dos seus vídeos e facilita na hora de montar um roteiro de sucesso. Sem contar que, dependendo do nicho, pode ser muito útil para atrair mais público, afinal, existem diversos canais de literatura, notícias e, até mesmo, fofocas.
Designer gráfico: programas como Ilustrator e Photoshop são extremamente úteis para quem quer fazer o canal do YouTube ter muito sucesso, isso porque para divulgar ou, até mesmo, incrementar os vídeos, é preciso ter uma arte legal, que exige o conhecimento desses e outros programas. Além disso, se quiser ter um site vinculado ao canal para aumentar ainda mais as oportunidades de negócio, é essencial ter esses conhecimentos e desenvolver um espaço bacana para aumentar o seu público.
Edição de vídeo: por um lado mais técnico, pelo menos no começo, quando a verba ainda não é suficiente para contratar um profissional ou agência que realizem edições mais elaboradas dos seus vídeos, ter os conhecimentos de edição de vídeo pode facilitar muito a vida. Além de deixar seu conteúdo com uma cara mais profissional, ainda vai garantir a qualidade e ajudar o canal crescer. Assim você não precisa gastar dinheiro com edições e pode investir mais em equipamentos e produção.
Dica de ouro
Para que seu canal seja aceito na política do programa de monetização do YouTube, umas das regras principais é que todo o conteúdo publicado seja original e de autoria própria.
Mas, às vezes, em meio a tanto conteúdo disponível na plataforma é difícil ter uma ideia diferenciada para se destacar e fazer seu canal crescer, não é mesmo? Por isso, que tal juntar as armas que tem? Isso mesmo, não é preciso ter uma ideia revolucionara para começar!
Você pode, por exemplo, compartilhar um conteúdo voltado para sua área de formação, não é demais? Assim você aprende e ainda pode ensinar muitas pessoas, ou mesmo, falar sobre os desafios e conquistas, mostrar o mercado de trabalho para quem ainda está indeciso quanto à realização do curso, a rotina de estudos e o dia a dia.
Com uma pesquisa rápida você vai se impressionar com o número de canais nesse estilo, que dão dicas sobre o universo da economia, física, marketing e vários outros assuntos específicos para que o público em geral possa compreender melhor. E eles dão super certo, viu? Tem espaço para todo mundo.
E se, nesse meio tempo, você quiser achar um estágio para complementar a formação e a renda, conte conosco. Se inscreva gratuitamente em nosso site para receber ótimas oportunidades de estágio e trainee. Além disso, acompanhe nossas redes: estamos no Facebook e também no YouTube!