Entenda o que são as redes sociais, veja como as empresas estão cada vez mais as utilizando no processo de recrutamento e saiba também como volta-las ao seu favor.
O que são redes sociais?
Plataformas virtuais compostas por pessoas e organizações, estas mídias possibilitam uma comunicação interative entre os usuários, conectados por diferentes relações: sejam de valores, grupos, objetivos em comum. A interação nas redes é realizada através de fotos, vídeos, mensagens de texto, chamadas de voz, entre outros.
Por que é importante que eu saiba utilizar minhas redes sociais?
Além de facilitarem a comunicação entre todos os usuários, as mídias sociais também são utilizadas por empresas com o intuito de alcançar seu público-alvo (clientes), interagir, divulgar, assim como para analisar o perfil de potenciais candidatos a vagas de emprego disponíveis.
Há alguns anos atrás, quando uma empresa buscava por novos funcionários, ela solicitava a alguma agência ou a funcionários já empregados, uma indicação de um profissional para preencher a vaga.
Caso o perfil concordasse com o que era solicitado e a pessoa indicada passasse no processo seletivo, tornava-se mais fácil a contratação porque poupava um longo tempo que seria utilizado realizando avaliações com diversos candidatos.
Com a evolução da internet e da tecnologia isto se tornou mais prático pois a maioria das pessoas possuem no mínimo um tipo de rede social, o que possibilita que as empresas façam uma pré-avaliação de seus candidatos a partir destas mídias.
Utilizando uma das redes sociais mais famosas do momento, o Facebook, se imagine na seguinte situação:
Em uma entrevista de estágio, você apresenta seu currículo, fala sobre si, expõe suas qualidades, diz que é uma pessoa séria e compromissada, que esta sempre ligada em relação a estudos e interesses profissionais, etc.
Acaba vangloriando-se até um pouco a mais do que realmente consegue por em prática, com intuito de impressionar o entrevistador e conquistar a vaga.
Sua entrevista chega ao fim e algumas horas depois outro candidato é entrevistado. Ele apresenta o currículo, explica seus objetivos, fala sobre si e repete as mesmas etapas, porém ele não demonstrou tantas qualidades mas aparenta ter a mesma postura, compromisso com o que faz, e desejo de conquistar a vaga.
Após esta série de entrevistas o avaliador decide dar uma espiada no perfil de ambos entrevistados. No seu perfil ele acaba encontrando aquela sua foto bebendo com os amigos no bar, publicações aleatórias e que não agregam valor ao seu interesse profissional ou a algo que você citou durante a entrevista.
Já o outro candidato possui um perfil mais sério, uma foto bem selecionada, com publicações que agregam aos interesses do avaliador e ao que foi demonstrado durante o processo seletivo.
Neste caso por mais que você tenha exposto mais qualidades, comparado a quem está concorrendo com você, o entrevistador daria prioridade ao seu concorrente, pois ele comparou e considerou que o perfil do segundo transmitia mais compromisso e confiança.
Sendo assim, é valido considerar que suas redes sociais podem ser uma espécie de currículo de avaliação pessoal e por isso separamos algumas dicas para você mandar bem quando utiliza-las e passar uma melhor impressão para quem analisa o seu perfil, confira:
Veja dicas de como tornar sua rede social um fator auxiliar para vagas de emprego:
Selecione uma boa foto: a foto de perfil irá passar a primeira impressão para quem visita sua página em qualquer rede social, selecione uma foto que transmita uma boa mensagem e que seja bem vista, trazendo boas impressões.
Não seja radical ao opinar: muitas pessoas radicalizam ao deixar publicar suas opiniões sobre assuntos sociais ou que estão nas mídias, seja cauteloso ao se expressar. É preciso tomar cuidado para não ser radical e racismo e descriminação de minorias não irão passar desapercebidos.
Postagens interessantes: procure publicar coisas que sejam construtivas para seu perfil, isso irá lhe ajudar pois mostra quais são seus interesses e informações para quem quer saber mais sobre você.
Evite poluição visual: muitas campanhas e correntes circulam pelas mídias sociais, não saia compartilhando tudo o que aparece no seu feed de notícias, utilize a dica citada acima e opte por publicar coisas construtivas.
Compartilhar tudo sem ao menos ler ou pensar sobre o assunto irá demonstrar falta de criatividade, descompromisso e grande poluição visual em seu perfil.
Seu dia-a-dia e vida pessoal: é claro que a rede social foi feita para facilitar nossa comunicação e manter o contato com quem desejamos, porém muitos publicam exatamente tudo o que tem acontecido em sua vida e o que tem feito.
Seja mais profissional, é claro que não precisa deixar de postar uma ou outra coisa que lhe agrade, mas tenha limites. Se quiser expor sua vida social é mais interessante criar um Blog ou um canal para vídeos (Vlogs) e relatar o que deseja.