Todas as profissões exigem algum contato interpessoal, afinal, até mesmo trabalhadores autônomos precisam ter uma boa comunicação com seus clientes. Porém, quando se trabalha em grupo é necessário ficar atento a uma série de questões para que essas relações não afetem o rendimento do trabalho e o dia a dia da empresa.
A produtividade do trabalho em equipe está diretamente relacionada à boa comunicação entre os colaboradores. Mesmo para aqueles que acham isso simples, na hora de colocar em prática, quando estão em jogo resultados que precisam ser entregues, as situações podem se tornar delicadas.
Para lidar com pessoas é preciso ter sensibilidade e empatia, pois na maioria das vezes podemos nos enganar ao interpretar sua forma de agir.
Muitas vezes as diferenças de personalidade podem fazer com que desentendimentos aconteçam, mas quando estão todos visando um objetivo em comum e tomando atitudes que visam a boa convivência apesar dos problemas, as diferenças podem ser superadas.
Mesmo quando alguma coisa dá errado no trabalho a situação pode ser contornada sem maiores transtornos: através do diálogo e uma boa liderança, os diferentes pontos de vista podem ser considerados e discutidos, levando até mesmo à uma melhoria do trabalho em grupo. Algumas atitudes podem facilitar o trabalho e ainda destacar suas habilidades interpessoais:
- Não criticar seus colegas através de terceiros ou na frente de todos: chamar a atenção de alguém por intermédio de outra pessoa ou expô-la diante de todos não é uma atitude agradável. Se possível, fale diretamente com a pessoa e em privado, para evitar situações desconfortáveis entre você e seu colega.
- Planejamento em equipe deve ser cumprido: o planejamento é um aspecto primordial do trabalho em equipe, é o momento em que as tarefas são delegadas para melhor execução do serviço. É muito importante seguir o que foi previamente combinado, para que o trabalho em equipe funcione e as tarefas sejam feitas nos prazos determinados.
- Se expressar, mas também escutar: da mesma forma que você tem questões a colocar ao grupo outras pessoas também têm. A solução necessária pode vir de qualquer pessoa do grupo, independente de quanta experiência ou tempo de empresa elas possuem. O respeito na hora de falar e de ouvir é imprescindível: pense na melhor forma de se expressar e leve em consideração as opiniões dos outros.
- Respeite a vontade da maioria: muitas vezes temos certeza absoluta que estamos com a razão, mas o grupo como um todo prefere seguir outro caminho. É importante saber ceder nessas horas e trabalhar para que o resultado seja o melhor para todos, mesmo que a sua ideia não seja adotada. Defenda seu ponto de vista, mas saiba considerar a vontade da maioria e manter um bom convívio.
- Não leve problemas para o trabalho: por mais que você conviva todos os dias com as pessoas do seu emprego, é necessário dividir a vida pessoal da profissional. Conseguir separar o que acontece fora do trabalho da sua vida dentro dele é sinal de maturidade e profissionalismo.
Pense sempre em como você gostaria de ser tratado antes de agir com seus colegas de equipe. Saber trabalhar em grupo é importante independente do seu cargo, desde o estagiário até o diretor precisam, para o melhor funcionamento da empresa, prezar pelas melhores atitudes para um bom convívio, assim, trabalhando melhor em equipe.
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