Tenho certeza que em algum momento da sua vida você já assistiu algum desenho ou filme de super-herói.
Os personagens que saíram das histórias em quadrinhos e foram direto para as telinhas sempre possuem algum contratempo, não é mesmo?
Salvar o mundo de alguma invasão extraterrestre ou de alguma criatura mística? Não importa! Eles estão sempre prontos para qualquer coisa.
Mas o fato é que para enfrentarem os desafios que surgem, eles precisam contar com certas habilidades que fazem toda a diferença.
E não, não estamos falando dos superpoderes como superforça ou velocidade, mas, sim, daquelas aptidões que são muitos importantes para a realização de um trabalho em equipe.
Quer saber quais competências são essas? Continue a leitura que te explicamos!
Liderança
Toda a equipe precisa de um líder, não é mesmo? E com os super-heróis não seria diferente.
Mesmo que eles sejam totalmente independentes, sempre há alguém para incentivar o time, delegar responsabilidades, cuidar do grupo, entre outras posturas importantes que um líder deve ter.
E isso é essencial no dia a dia do trabalho para que todas as atividades fluam bem, até porque a equipe é, de certa forma, um reflexo de seu líder.
Comprometimento
Essa característica é essencial para a realização de qualquer atividade, no entanto, quanto se trata de trabalho em equipe, o não comprometimento pode prejudicar toda os colegas, uma vez que, para que todo o processo seja feito, é necessário que cada um faça sua parte.
Nos quadrinhos, nos desenhos ou nos filmes, quando os super-heróis são incumbidos de algo, eles realmente se comprometem porque sabem que falhar nesse aspecto pode atrapalhar o desempenho da equipe.
Confiança
Trabalho em grupo requer confiança entre os envolvidos. Isso, inclusive, influencia na harmonia da equipe.
A confiança é a base de qualquer relação humana. No ambiente corporativo isso significa não se preocupar quando o trabalho está em outras mãos ou até mesmo quando alguma decisão é tomada por um colega de trabalho.
Proatividade
Essa é uma característica muito requisitada entre os recrutadores e muito comum nas histórias de super-heróis. Veja bem, sempre que alguém está em apuros, sempre há alguém para dar uma força, mesmo que esteja ocupado.
No dia a dia da empresa é importante que a equipe tenha esse feeling para conseguir ajudar o colega de trabalho.
Bom relacionamento interpessoal
Um bom relacionamento interpessoal interfere positivamente na rotina da empresa. Pessoas que conseguem se relacionar bem, desenvolvem um bom trabalho, se ajudam e se sentem felizes por estarem juntas.
Uma equipe de super-heróis, por exemplo, jamais conseguiria realizar todas aquelas ações que vemos nas telas do cinema, se não se dessem bem um com o outro. É claro, que existem momento de conflitos no roteiro, mas no final tudo dá certo porque eles entendem que precisam disso para realizar qualquer missão.
Que tal pôr em prática alguns desses aprendizados? Nada como ter um super-herói como inspiração para fazer o melhor sempre dentro da empresa!