Morar sozinho pode ser um grande passo para quem está buscando mais independência e responsabilidades. Para alguns jovens, entretanto, sair da casa dos pais pode não ser apenas um desejo, mas uma necessidade para ter acesso a boas faculdades ou impulsionar a carreira, como começar um estágio em uma grande empresa.
E não é incomum acreditar que, além de marcante, esse momento também pode ser um dos mais desafiadores. Mas com o planejamento certo, tudo pode ficar muito mais fácil!
É por isso que, em parceria com a Share Student Living, residencial estudantil, trouxemos algumas dicas que, apesar de simples, podem ter grande impacto na sua qualidade de vida como jovem adulto independente. Afinal, grandes poderes também trazem grandes responsabilidades, certo?
1. Planeje seus gastos
Dizem que conviver com boletos é o que define a vida adulta. Infelizmente não basta conviver com eles – é preciso pagá-los em dia, sob o risco de ter a luz, ou pior, a internet cortada por atraso.
A dica é simples: tenha visibilidade da sua vida financeira!
Crie uma planilha com todos os seus gastos e, dentro do possível, agende os pagamentos das contas para o mesmo dia. Não esqueça de incluir despesas com entretenimento, alimentação, transporte etc.
2. Coma comida de verdade
Nem só de delivery e fast-food vive o jovem!
Uma alimentação balanceada é a base para um bom desempenho em qualquer área, e como contar com a comidinha delícia lá de casa não é mais uma opção viável no longo prazo, o jeito é maratonar aquele canal de gastronomia e se jogar na tentativa de replicar as receitas que bombam nas redes sociais.
A dica de ouro é criar cardápios semanais e cozinhar com antecedência. Isso ajudará na sua rotina, principalmente em épocas mais agitadas.
3. Dormir também alimenta
São Paulo é conhecida como a cidade que nunca dorme, mas você, meu jovem, precisa e muito de boas horas de sono!
Além de ser reparador, o sono regula o metabolismo e te ajuda a ter um dia mais produtivo. Também é durante o sono que o cérebro fixa os aprendizados que temos durante o dia.
Dica: invista em um bom colchão e em uma noite de sono de qualidade para ajudar na organização do dia seguinte.
4. Faça uma pausa
Ninguém vive só de estudos e trabalho!
Planeje momentos saudáveis de folga durante a semana para descansar a mente. Descubra os parques e museus da cidade, interaja com a galera, leia um bom livro, assista sua série favorita.
Enfim, alimente sua mente com diferentes estímulos. Esses momentos vão ajudar a construir seu repertório, que levará para o resto da vida, e evitar que se sinta sozinho.
5. Esteja pronto para os perrengues
Tudo o que pode dar errado, muitas vezes dá mesmo!
Chuveiro queimado, ar-condicionado que não esfria, torneira pingando… As possibilidades são quase infinitas!
Mas, não precisa se preocupar. Não é nada que um faz tudo não dê conta. Já sugeri criar uma planilha mensal de gastos, né? Não esqueça de considerar um valor para manutenção do seu local de moradia.
6. Conheça as moradias estudantis
As moradias estudantis são um espaço que oferece habitação exclusiva para estudantes, geralmente universitários, que saem da casa dos pais com o intuito de fazer a faculdade em outra cidade. Geralmente, são localizadas perto de faculdades e possuem uma ótima estrutura para os seus moradores.
Um exemplo, é a Share Student Living que oferece boa localização, segurança, espaços para estudar e trabalhar, academia, espaços de lazer e mercado 24 horas, tudo dentro de casa!
A Share é uma comunidade única de residenciais pensados para proporcionar praticidade e conveniência no dia-a-dia. Assim você pode focar no que é mais importante: seu desenvolvimento, sua carreira e sua vida pessoal! E o melhor, você encontra unidades em 4 pontos de São Paulo: Consolação, Vila Mariana, Butantã ou Perdizes e uma em Lajeado no Rio Grande do Sul.
Além de toda a estrutura, a moradia estudantil também oferece eventos e programas para ajudar seus estudantes em diversas áreas, como carreira, estudos e cultura. Um exemplo disso é o PIC Share, uma plataforma gratuita com conteúdos exclusivos para seu desenvolvimento profissional.
Gostou? Que tal aproveitar que as vagas para 2023 estão abertas e marcar uma visita? É só acessar o site deles e dar uma olhadinha em tudo que rola por lá: www.sharesl.com.br, aproveite!